Na sexta-feira, 10, um workshop chamado Descomplica CBMSC foi realizado em São Lourenço do Oeste em parceria com a AMNoroeste, o CREA e Associação de Engenheiros e Tecnólogos do Noroeste de Santa Catarina (AENOR).
O objetivo foi repassar aos responsáveis técnicos as mudanças ocorridas na legislação pertinente à Segurança Contra Incêndio (SCI). Com exceção de poucos imóveis, como casas, comércio e serviços de baixo risco, todas as edificações tramitam em algum momento junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
Em 2024, uma atualização no Decreto Estadual pertinente ao tema (1908 de 2022) consubstanciou mais celeridade ao fluxo de análise, delegando maiores responsabilidades aos projetistas e trazendo maior segurança, já que os analistas e os vistoriadores passam a utilizar instruções padronizadas de conferência, gerando uniformidade nos despachos.
Cerca de 60 pessoas participaram do momento, dentre os quais destacam-se engenheiros, servidores da prefeituras, arquitetos, entre outros. Além, claro, de bombeiros que atuam diretamente na atividade em diversas cidades do noroeste catarinense.
O diretor da Inspetoria Geral do CREA de São Lourenço do Oeste, Paulo Sérgio Scramin, e o presidente da AENOR, Joel Begnini participaram do workshop que foi aberto pelo comandante da 2º Companhia, 1º tenente Daniel Massarotte. A palestra foi conduzida pela equipe do 1º tenente Miguel Moraes Gomes, do CBMSC em Xanxerê, que é gestor e responsável por essa atividade na abrangência dos 30 municípios que compõem o 14ºBBM.