10ºBBM comemora aniversário de ativações em São José

Membros do 10º Batalhão de Bombeiros Militar estiveram reunidos na quinta-feira (02/07), Dia Nacional do Bombeiro, na solenidade militar comemorativa aos 16 anos de ativação do Corpo de Bombeiros Militar de São José e os seis anos de criação do BBM com sede no município.

Autoridades militares e civis locais prestigiaram a cerimônia realizada na região da Praça Arnoldo Souza, nas proximidades da Câmara de Vereadores do município. O evento foi marcado pela entrega simbólica de fardamentos operacionais aos Bombeiros Comunitários recém-formados na cidade, além de medalhas de mérito a Bombeiros Militares e homenagens a pessoas que contribuíram no exercício de suas funções para o engrandecimento da Corporação.

Entre os homenageados estavam a prefeita de São José Adeliana Dal Pont, o ex-superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Estado, inspetor Silvinei Vasquez, e o empresário local Zvonimir Raimundo Zupan.

Houve ainda a entrega das medalhas Coronel Carlos Hugo Stockler de Souza, alusivas aos 50 anos do Serviço de Salvamento Aquático do CBMSC, a Bombeiros Militares que se destacaram pela contribuição ao desenvolvimento da atividade na área do 10ºBBM.

Saiba mais

Até 1999, o município de São José era atendido pela estrutura BM existente em Florianópolis, cidade vizinha. A primeira estrutura da Corporação na cidade foi inaugurada em 2 de julho daquele ano, estando à época subordinada ao comando na Capital.

Dez anos depois, em razão do crescimento econômico e social da região da Grande Florianópolis foi assinada – na data de comemoração do 10º aniversário da OBM de São José em 02 de julho de 2009 – a ativação do 10º BBB, que trouxe nova articulação à região metropolitana de florianópolis beneficiando mais de 450 mil

Nos primeiros anos, o 10ºBBM contava apenas com 18 bombeiros militares. Hoje, 16 anos depois, a estrutura da Unidade expandiu-se para cinco quartéis operacionais e administrativos e um efetivo de 146 militares, sempre prontos e dispostos a servir.

Créditos: 1º Tenente BM Diogo Vieira Fernandes – Ajd 10ºBBM