3° BBM participa de instrução de rastreamento da Força Aérea Brasileira

O 1º Tenente BM Renan César Vinotti Ceccato, lotado no 3ºBBM (Blumenau), participou de instrução de rastreamento humano nos dias 11 e 14 de março (1ª fase) e nos dias 15 ao 18 de março (2ª fase). A ação foi batizada como Operação Carranca V.

A primeira fase foi ministrada pelo Grupo de Resgate de Montanha de Joinville, na Base Aérea de Florianópolis. Foram abordadas disciplinas teóricas, evidenciando aspectos técnicos do rastreamento humano em operações de busca e resgate terrestre. Foi feita ainda atividade prática de exposição, ministrada pelo 1º Tenente BM Renan César. O oficial transmitiu conhecimentos técnicos de navegação com aplicativo Wikiloc, de telefone móvel, e a doutrina de busca terrestre de pessoas utilizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Já na segunda fase da operação, pilotos e tripulantes realizam simulações de busca e salvamento na terra e no mar. Os helicópteros, aeronaves e embarcações utilizados nas missões, foram acionados por dois centros de coordenação de salvamento ativados temporariamente na Base Aérea. Essa fase contou com o apoio do Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), o qual disponibilizou uma ambulância para prevenção.

A Carranca é o maior exercício de busca e salvamento da América Latina. Estiveram presentes nessa instrução integrantes da Força Aérea Brasileira, policiais e bombeiros militares de Santa Catarina e membros do Grupo de Resgate de Montanha de Joinville.

Créditos: Aspirante a Oficial BM Jefferson Luiz Machado - Chefe da Comunicação Social do 3º BBM