Na última sexta-feira e sábado (19 e 20/08) foi realizado em Rio do Sul um treinamento de resgate veicular. A ação contou com aproximadamente 30 pessoas, sendo militares de Rio do Sul, Taió, Ituporanga, Pouso Redondo e Trombudo Central, além da participação do SAMU de Rio do Sul e Bombeiros Comunitários.
O objetivo é a constante capacitação dos militares, favorecendo também uma aproximação com o SAMU do município, visando a integração entre as instituições no atendimento a emergências. Treinamentos como este proporcionam ao SAMU o conhecimento dos procedimentos adotados no CBMSC no atendimento a acidentes de trânsito, proporcionando um melhor andamento e sincronia no atendimento à ocorrência por partes das equipes de resposta.
Os responsáveis pela instrução são o 2º Tenente BM Bruno Lazarin Koch e pelo 3º Sargento BM Cristian Aurélio, ambos do 11º Batalhão (Joaçaba), integrantes da coordenadoria de Resgate Veicular do CBMSC. Foram abordados os temas: rotina de resgate, dinâmica de reconhecimento e neutralização de riscos em acidente de trânsito, plano de desencarceramento, reunião tripartida e extração em ângulo “zero”, além de técnicas de resgate e estabilização dos veículos acidentados.
Ao final, comforme os instrutores, todos ficaram satisfeitos com a reciclagem de conhecimento e aprendizado de novas abordagens e técnicas de resgate. O tempo não poderia trazer mais realidade ao treinamento: a chuva não parou durante os dois dias e ainda a temperatura estava baixa, trazendo ainda mais desafios aos participantes.
Créditos: 2º Tenente BM Bruno Golin Sprovieri – Comandante do 1º/3ª/5ºBBM