Câmara de Lages homenageia Bombeiros Militares na Serra

A Câmara municipal de Lages, cidade sede do 5º Batalhão BM na Serra Catarinense, homenageou na terça-feira (14/07) quatro Bombeiros Militares responsáveis pelo salvamento de um bebê vítima de engasgamento ocorrido no dia 30 de junho.

Receberam a homenagem o 3º Sargento BM César Augusto Ghizoni, operador da Central de Emergências da Corporação que recebeu o pedido de socorro, e os Soldados BM Rafael Heger, Roberto de Oliveira Martins e Jorge Antunes dos Santos, que compunham a guarnição do Auto Socorro de Urgência (ASU) empenhado na ocorrência.

O acionamento ocorreu por volta das 10h do dia 30/07, quando o Cobom recebeu o aviso de que a criança de nove meses de idade apresentava quadro de Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE). Enquanto o 3º Sargento BM orientava os procedimentos de tapotagem à mãe do bebê por telefone, a guarnição se deslocou até a residência na ambulância.

Quando chegaram ao local o bebê apresentava palidez, cianose labial, letargia e desmaio. Os procedimentos de tapotagem foram então assumidos pelos socorristas, que conseguiram desobstruir as vias aéreas do bebê com sucesso. Após a estabilização a criança foi encaminhada ao Hospital Infantil Seara do Bem para avaliação especializada.

Tapotagem (como agir em casos de afogamento com leite ou alimentos):

1. Colocar o bebê de bruços sobre um dos braços;

2. Encaixar o queixo da criança entre dois dedos para que a cabeça fique firme;

3. As pernas do bebê devem ficar abertas, uma para cada lado do braço;

4. Posicione o braço para que a cabeça do bebê fique ligeiramente inclinada para baixo;

5. Com a outra mão, dê leves tapas nas costas do bebê para desobstruir as vias aéreas;

6. O líquido/objeto deve sair pela boca e ou nariz.

Créditos: Soldado BM Diego Moreira – Aux. do B5 do 5° BBM / Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Lages