Câmara de Lages homenageia bombeiros por atendimento

A Câmara de vereadores de Lages, na Serra Catarinense, homenageou na terça-feira (11/08) bombeiros militares pelo atendimento prestado a uma criança vítima de engasgamento no mês de julho. A homenagem foi proposta pela vereadora Aida Hoffer, que discursou parabenizando os militares envolvidos – Cabo BM Eduardo Maciel Gonçalves, Soldados BM Graziela Formiga e Ozair Hoffmann da Cruz Junior e 3º Sargento BM Paulo Rosa de Oliveira.

Ocorrência

No domingo, 19 de julho, o telefone de emergência recebeu por volta das 23h30min ligação informando que a criança de três dias de vida era vítima de Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE) no bairro Sâo Luiz.

O operador da Central de Emergência, 3º Sargento BM Paulo Rosa de Oliveira, orientou os pais enquanto a guarnição formada pelos demais militares seguia no Auto Socorro de Urgência (ASU) até o local. Quando os socorristas chegaram encontraram a vítima sem sinais vitais.

Eles deram início aos procedimentos de tapotagem e houve a desobstrução das vias aéreas, com a criança retomando os movimentos respiratórios. Após estabilização, ela foi transportada ao Hospital Infantil Seara do Bem para avaliação médica.

Tapotagem (como agir em casos de afogamento com leite ou alimentos com lactentes):

1. Colocar o bebê de bruços sobre um dos braços;

2. Encaixar o queixo da criança entre dois dedos para que a cabeça fique firme;

3. As pernas do bebê devem ficar abertas, uma para cada lado do braço;

4. Posicione o braço para que a cabeça do bebê fique ligeiramente inclinada para baixo;

5. Com a outra mão, dê leves tapas nas costas do bebê para desobstruir as vias aéreas;

6. O líquido/objeto deve sair pela boca e ou nariz.

Créditos: Soldado BM Diego Moreira – Aux. B5 OBM de Lages