PESQUISAR

CBMSC homenageia bombeiros mortos em serviço

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) homenageou nesta quinta-feira (02/06) – data em que comemora-se o Dia Nacional do Bombeiro - os integrantes da instituição mortos em serviço. A cerimônia militar “in memoriam” dos militares falecidos foi realizada no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) em Florianópolis.

Na solenidade foram relembrados os nomes dos 26 bombeiros que nas mais de oito décadas de existência da Corporação faleceram em serviço. O ato solene foi marcado pelo simbolismo das três salvas de tiros executadas pelos cadetes da Academia de Bombeiro Militar (ABM) como homenagem póstuma.

O Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Onir Mocelin, destacou em sua manifestação a importância de se reconhecer e resgatar a história de dedicação e amor à missão de salvar vidas e bens alheios e, muito mais, demonstrar nosso respeito aos familiares e amigos que perderam um ente.

“A morte de um companheiro de farda é uma perda irreparável. Devemos ter cada uma delas como uma difícil lição a ser aprendida, que nos obriga a reavaliar processos, identificar falhas e corrigir erros para que possamos ter a segurança necessária para realizar nosso trabalho em prol da sociedade”, enalteceu o Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Onir Mocellin, que acompanhado ex-Comandante-Geral da Corporação, Coronel BM RR Marcos de Oliveira, depositou uma coroa de flores junto ao memorial da instituição em homenagem aos bombeiros mortos.

As homenagens alusivas à data foram estendidas a Dom Pedro II, patrono das Corporações no país. Uma coroa de flores também foi colocada junto ao busto do imperador instalado junto ao pátio do CEBM, que leva seu nome. Dom Pedro II é considerado o criador das instituições de bombeiro brasileiras por ter em 1856 instituído a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte na data de 2 de julho.

A solenidade militar de homenagem aos bombeiros mortos em serviço integra a tradicional programação do Dia Nacional do Bombeiro em Santa Catarina. Na semana da data comemorativa, anualmente, as Corporações de todo o país realizam a Semana Nacional de Prevenção Contra Incêndio, com a intensificação das ações de Educação Pública.

 

Acesse a galeria de fotos do evento: AQUI

 

 

Créditos: CCS do Cmdo-Geral/Soldado BM Felipe Rosa

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193