CBMSC REALIZA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DE TODAS AS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE BLUMENAU

Cerca de 125 servidores da rede de ensino municipal de Blumenau foram preparados pelo 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3°BBM) para atuar na prevenção e no combate de princípios de incêndio em escolas e creches. A iniciativa, que qualificou professores, diretores e funcionários de todas as unidades educacionais municipais, teve como meta tornar o ambiente escolar mais seguro para os alunos.
2710 Blumenau
A formação dos profissionais foi realizada por bombeiros militares do 3°BBM ao longo de três dias em período integral. Eles foram capacitados para utilizar os sistemas preventivos contra incêndio, com ênfase em extintores e no sistema hidráulico. As instruções tiveram duração de oito horas/aula e proporcionaram inclusive a oportunidade de combater um princípio de incêndio na prática.

A próxima etapa do processo é multiplicar o conhecimento. Os profissionais capacitados foram incumbidos pela Secretaria Municipal de Educação de levar o conteúdo às suas escolas e creches e repassar os cuidados aos colegas de trabalho. Segundo a professora Nerina de Souza, o projeto vai aumentar a segurança das crianças de Blumenau. “Tudo foi muito interessante porque na instituição não conseguimos aprender sobre isso e se tivesse acontecido um incêndio não íamos conseguir reagir. Agora, podemos pelo menos tentar ajudar os bombeiros e prevenir uma tragédia maior”, reconheceu a educadora.

A secretária Patrícia Lueders compareceu à última palestra e agradeceu a todos os envolvidos nessa importante parceria entre o 3°BBM e a Prefeitura de Blumenau. “Tenho certeza que isso fará a diferença no futuro dos professores e principalmente no cuidado com as crianças. Recebi muitos elogios dos professores, vejo que não tem quem não tenha gostado dessas aulas”, confirma.

Se depender do 3ºBBM, a corporação está disponível para futuras parcerias. Conforme o Comandante da unidade, tenente-coronel Jorge Artur Cameu, é motivo de honra poder participar dessa ação com a Secretaria de Educação. “Uma das premissas do Corpo de Bombeiros é disseminar esses conhecimentos tão importantes junto à comunidade, que são capazes de salvar vidas, proteger patrimônios e amenizar sofrimentos”, afirma.

Além das aulas ministradas pelos bombeiros militares do 3°BBM, os profissionais também tiveram instruções sobre plano de abandono com a Defesa Civil de Santa Catarina e sobre primeiros socorros com a Secretaria de Saúde.

Texto: Natiele de Oliveira Vanderlinde
Imagens: Divulgação CBMSC/Blumenau