PESQUISAR

COMANDANTE-GERAL RECEBE IMAGENS INÉDITAS PARA GALERIA DE EX-COMANDANTES

Uma visita inesperada nesta semana trouxe um presente para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), que pôde enriquecer ainda mais a sua história. O tenente-coronel médico reformado da Polícia Militar de Santa Catarina (PM), José Carlos Xavier Roberge, esteve no Quartel do Comando-Geral ontem, 06, com o resultado de um trabalho de levantamento de informações sobre os primeiros Comandantes do CBMSC feito por ele.

01 07 visita

Ele foi recebido pelo Comandante-Geral do CBMSC, coronel Marcos Aurélio Barcelos, que teve a honra de ouvir parte das histórias catalogadas pelo tenente-coronel e, por conta do trabalho e dedicação do oficial, a instituição agora preenche algumas lacunas do banco de imagens da galeria de ex-comandantes. E não apenas isto, a pesquisa trouxe ainda detalhes de cada um dos oficiais, além da correção de grafias de nomes que estavam incorretas ou incompletas.

Emocionado e surpreso, o coronel Barcelos exaltou o trabalho de Roberge. “Esse é um resgate de uma grande parte da história, que tanto honramos e que nos trouxe até a corporação que temos hoje. Fiquei muito grato de ver este material e a dedicação de um militar que vai permitir que todos estes comandantes sejam conhecidos, não apenas pelos nomes, mas pelos rostos e histórias”, destacou.

Além de trazer as fotos impressas, o oficial trouxe ainda as imagens já digitalizadas. “A missão que assumi comigo mesmo de organizar a galera em referência iniciou quando ainda como major, ao adentrar nas dependências do então Comando do Corpo de Bombeiros da PMSC, em um imóvel alugado na Rua Almirante Lamego, verifiquei em um quadro apenas a relação do 1o ao 6o comandante e a partir do 61o as fotos respectivas”, explicou em uma carta deixada junto com o material.

Roberge é filho do ex-coronel PM Maurílio Roberge e iniciou seu serviço como aspirante a oficial médico em 1985, servindo até 2009.

Com sua imensurável contribuição, agora podem ser reconhecidos os rostos dos antigos oficiais que fazem parte da construção da história do CBMSC.

Clique aqui e confira as fotos e um pouco do histórico de cada um dos comandantes.

 

Créditos:
Texto: Melina Cauduro - jornalista do CBMSC / estagiária Juliana Ferrari
Imagens: Tenente Mateus Schuhmacher
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193