PESQUISAR

CORONEL MARCOS AURÉLIO BARCELOS É O NOVO COMANDANTE-GERAL DO CBMSC

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) tem um novo Comando-Geral. Nesta segunda-feira, 06, aconteceu em Florianópolis a solenidade de passagem de Comando. O evento foi no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) e contou com a presença do governador, Carlos Moisés da Silva.

0612 Passagem 01

Comando-Geral
A partir de hoje o coronel Marcos Aurélio Barcelos assume o cargo de Comandante-Geral do CBMSC. Nesta função o coronel possui precedência hierárquica sobre todos os bombeiros militares do estado. É responsável pelo direcionamento, administração e emprego do CBMSC, sendo auxiliado pelos órgãos de direção e de apoio.

0612 Passagem 02


As insígnias e a espada do Comandante-Geral são repassadas de Comandante à Comandante, como símbolo do cargo. O pai do coronel Barcelos, Cabo PM RR Otávio Narciso Barcelos, participou do ato.


0612 Passagem 03


Em local de destaque, com a presença do governador, o coronel Barcelos assumiu a função, em frente aos presentes dizendo: “assumo o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina”, recebendo do coronel Charles Alexandre Vieira, que anunciou “entrego o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina ao coronel Marcos Aurélio Barcelos”.

0612 Passagem 04
O coronel Charles Alexandre Vieira deixa o Comando-Geral do CBMSC, após quase 2 anos e meio na função. Além de passar o cargo, o coronel Vieira também passa para a reserva remunerada. Como forma de valorização, tradicionalmente as instituições militares homenageiam aqueles que fizeram parte da história com uma galeria de ex-comandantes.

Além do quadro para a galeria de ex-comandantes, o coronel Vieira também recebeu a bandeira-insígnia, que foi hasteada no quartel do Comando-Geral, representando a presença dele no local. E ainda uma lembrança com a representação da espada símbolo do cargo.

0612 Passagem 05


Subcomando-Geral
O coronel Hilton de Souza Zeferino deixa a Chefia do Estado-Maior Geral da corporação e assume o cargo de Subcomandante-Geral.
O Subcomandante-Geral é o intermediário do Comandante-Geral no controle das atividades operacionais do CBMSC.

0612 Passagem 06

Estado-Maior Geral
O coronel Alexandre Vieira assume o cargo de Chefe do Estado-Maior Geral.
O Chefe do Estado-Maior Geral é o intermediário do Comandante-Geral no controle das atividades administrativas da corporação. É responsável pelo assessoramento do Comando-Geral, por meio de seções, com estudo, planejamento e acompanhamento de todas as atividades da corporação.

0612 Passagem 07


O evento foi transmitido pelo canal do CBMSC no Youtube.

Para encerrar a solenidade houve o desfile para o novo Comando-Geral.

0612 Passagem 08

Confira todas as fotos da solenidade clicando aqui.

Créditos:
Texto: Melina Cauduro - Jornalista do CBMSC
Imagens: Soldado Eduardo Silva DE SOUZA
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193