CORREIA PINTO: 95 ANOS DO CBMSC E PASSAGEM DE COMANDO

Foi realizado no município de Correia Pinto, no dia 28/09/2021 às 10h, nas dependências do Corpo de Bombeiros Militar, a solenidade alusiva aos 95 anos do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, que contou com os seguintes atos: Passagem de Comando, entrega de veículo, inauguração da galeria de veteranos, entrega de condecoração, passagem de bombeiro militar para reserva remunerada e promoção de bombeiros comunitários. O evento contou com a presença do Coronel Charles Alexandre Vieira, Presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial e Comandante Geral do CBMSC, Josmar da Silva, Vice-Prefeito Municipal de Correia Pinto, Ari Alves Wolinger e demais autoridades civis e militares.

Passagem de Comando
O 1º Sgt Otto Fritz Heinzen, passou o comando do 1º/4º/1ª/5º BBM - Correia Pinto, ao 3º Sgt BM Ernani Franca Wolinger. O comandante substituído em seu discurso agradeceu às entidades que colaboraram com o desenvolvimento do Corpo de Bombeiros em Correia Pinto, agradeceu aos seus comandantes e por fim as oportunidades que o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina o proporcionaram durante toda sua carreira profissional. Em seguida, o comandante interino da 1ª/5ºBBM o 1º Ten BM Thiago da Silva realizou a leitura do elogio ao 1º Sgt Otto. Após o ato da passagem de comando, o comandante substituído e substituto se apresentaram ao Comandante Geral do CBMSC. Importante frisar que a passagem de comando se efetivou no dia 19 de março do corrente ano porém, devido às condições pandêmicas a solenidade ocorreu somente na data de 28/09/2021.

0610 correiapinto1

Entrega de veículo
Aconteceu também a entrega de um veículo Renault Master 0km, que será transformado em Auto Socorro de Urgência - ASU (ambulância). O veículo foi adquirido com recursos provenientes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, contudo, a transformação do veículo dar-se-á com recursos arrecadados dos das taxas do serviço de segurança contra incêndio prestado pelo corpo de bombeiros local.

0610 correiapinto2

Passagem para reserva remunerada
A reserva remunerada é a aposentadoria do militar. Nesta oportunidade, o 1º Sgt BM Otto Fritz Heinzen após ter concluído trinta anos de efetivo serviço, passa a compor o quadro da reserva. O 1º Sgt Otto foi agraciado com uma homenagem entregue simbolizando a gratidão e desejo de felicidades na nova etapa da sua vida.

0610 correiapinto3

Galeria dos veteranos
A galeria dos veteranos foi criada através da lei 18.080 de 22 de janeiro de 2021. O intuito da galeria é valorizar os bombeiros militares que no último dia enquanto na ativa, atuavam no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. A data comemorativa é no dia 18 de maio, dia em que o Comandante Geral de honra do CBMSC, o Coronel Milton Antonio Lazzaris comemora seu aniversário.

0610 correiapinto4

Entrega de condecoração
A BCP Danielle Oliveira Madruga da Silva foi agraciada com a medalha mérito bombeiro comunitário. A medalha tem o intuito de premiar civis e militares, como reconhecimento ao seu destaque na realização de ações de reais benefícios para o desenvolvimento dos programas comunitários e para a aproximação entre comunidade e a corporação.

0610 correiapinto4

Promoção de Bombeiros Comunitários
Na solenidade presidida pelo Comandante Geral do CBMSC, ocorreu também a promoção de Bombeiros Comunitários, que são agentes da comunidade local que prestam serviço voluntário ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o intuito da promoção é valorizar aquelas pessoas que dispõe do seu tempo - deixando muitas vezes seus compromissos pessoais - para atuar em prol da população lageana.

Texto: B-5 do 5ºBBM
Imagens: Divulgação CBMSC/Lages