Em Seara, professores recebem orientação em caso de emergências

Professores da rede estadual e municipal de ensino participaram nesta quarta-feira (02/03), da palestra sobre Prevenção de Acidentes e Emergências ministrada pelo Soldado BM Ciro Villela. O encontro faz parte do programa do Ministério da Educação "Salto para o Futuro", com destaque para Saúde e Educação, promovido pela Agência de Desenvolvimento Regional de Seara, por meio da Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE).

O Soldado BM Ciro Villela destaca que a palestra tem o objetivo de esclarecer o que pode ser feito até que o socorro chegue em casos como engasgamento, fraturas, hemorragias, epilepsia e quedas: “Os primeiros socorros são essenciais e podem salvar vidas. Uma queda, por exemplo, é preciso imobilizar a coluna vertebral até a chegado dos bombeiros ou SAMU. Já um engasgamento pode ser resolvido com tapinhas nas costas ou a manobra de Heimlich, uma série de compressões no abdômen superior”.

De acordo com a orientadora de aprendizagens do Programa, Dianete Tochetto, o curso debate a importância da escola como um espaço privilegiado para ações que promovam a saúde, a atenção e a prevenção.

Serão ministradas mais quatro palestras sobre qualidade de vida do docente, alimentação saudável, ambiente escolar e sobre as patologias que o mosquito Aedes Aegypti pode causar.

Confira a programação:
Data: 09/03/2016
Tema: Qualidade de vida e o cuidado de si na prática docente.
Palestrante: Silvana Petry – Enfermeira do SC Saúde – Chapecó.

Data: 16/03/2016
Tema: Alimentação Saudável.
Palestrante: Giovana Giombelli – Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação.

Data: 23/03/2016
Tema: A escola como espaço de afetividade e do cuidado com a saúde.
Palestrante: Jacqueline Zolett – Psicóloga e Gerente de Saúde da ADR Seara.

Data: 30/03/2016
Tema: Dengue e suas Patologias.
Palestrante: Felipe de Oliveira – Biólogo da Vigilância Epidemiológica da ADR de Concórdia; e Maria Inês Martelo – Vigilância Sanitária da ADR de Seara;

Crédito: André Luiz Griludo - Comandante da 3ª Companhia do 6º BBM