PESQUISAR

EQUIPE DO CBMSC É EMPREGADA EM CICLO OPERACIONAL DA FORÇA NACIONAL

Nesta segunda-feira, 20 de setembro, bombeiros militares do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) uniram-se a outras corporações de bombeiros, em Brasília, para compor o 1º Ciclo Operacional de Combate aos Incêndios Florestais – Instrução de Nivelamento e Conhecimento para Bombeiros Militares. A mobilização faz parte do Plano Estratégico Operacional de Atuação Integrada no Combate a Incêndios Florestais, determinado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, uma vez que o Brasil entra no ápice da temporada de ocorrências desta natureza na maioria dos biomas brasileiros.

2109 incendio florestal2

Neste primeiro, de três períodos previstos, foram até o Distrito Federal 13 bombeiros militares catarinenses, que passarão por instrução e devem ser empregados para combate em incêndios florestais na região Centro-Oeste do Brasil. Cada um dos períodos tem a duração de vinte dias e o ciclo terá duração de cerca de três meses, se encerrando em novembro.

“Sabemos da importância que é prestar apoio aos outros estados que precisam de nós. Por isso, mais uma vez autorizei o deslocamento dos militares do CBMSC para suporte nacional, como em outras ocasiões. Os bombeiros estão sempre atualizados e treinados, o que nos garante sucesso e resultados positivos para Santa Catarina nestas situações”, exalta o governador, Carlos Moisés.

Além de auxiliar as áreas que necessitam de reforço para atuação, também é um momento importante de integração entre o CBMSC e as demais corporações de todo o país, bem como outros órgãos federais, aproveitando ainda para compartilhamento de estratégias e técnicas diferenciadas.

2109 incendio florestal

“Quem ganha nestas ações conjuntas é sempre o cidadão, por isso, fazemos questão de apoiar as iniciativas federais que promovem a integração das forças de segurança pública. Além disso, para nós, é sempre um motivo de orgulho saber que Santa Catarina está bem representada por equipes de alta qualidade que trazem bons resultados para nosso estado e nossa corporação”, declara o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira. “Ademais, visto que esta semana comemoramos 95 anos de existência, é extremamente significativo termos uma equipe atuando em Brasília a serviço da população”, complementa.

O emprego destes militares na operação nacional não afeta o atendimento em Santa Catarina, foram planejados os deslocamentos entre os Batalhões de Bombeiros Militar (BBM), para que as equipes de plantão diárias não sejam afetadas.


Militares da 1ª equipe:

1º tenente Pedro Soares de Paula – 1º BBM – sede em Florianópolis
1º tenente André Alexei Germanovix – 11º BBM – sede em Joaçaba
2º sargento Ricardo Fabio Ludwig – 12º BBM – sede em São Miguel do Oeste
2º sargento Jorge Luiz de Souza Batista – 13º BBM – sede em Balneário Camboriú
3º sargento Lucio Vitorino Córdova da Silva – 5º BBM – sede em Lages
3º sargento Márcio Floriano Barbosa – 9º BBM – sede em Canoinhas
3º sargento Reinaldo Barbosa Sabino – 10º BBM – sede em São José
3º sargento Giomar da Silva – 2º BBM – sede em Curitibanos
cabo Maurício José Pereira – 4º BBM – sede em Criciúma
soldado André Berzagui – 11º BBM – sede em Joaçaba
soldado Adriano Fabricio Boit – 3º BBM – sede em Blumenau
soldado Kleber Souza Carneiro – 1º BBM – sede em Florianópolis
soldado Júlio Leão de Oliveira Nogueira – 14º BBM – sede em Xanxerê

Créditos:
Texto: Melina Cauduro - Jornalista do CBMSC
Imagens: Divulgação/CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Tags:
emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193