Inaugurado o novo quartel de Passo de Torres

Foram inauguradas na última terça-feira (22/03), em Passo de Torres, as novas instalações da sede do quartel na cidade. Na mesma oportunidade foi realizada a formatura de Bombeiros Comunitários e o encerramento local da Operação Veraneio na área do 4° Batalhão (Criciúma).

A antiga sede do Corpo de Bombeiros de Passo de Torres estava estabelecida em uma edificação cedida, agora passa a contar com sede própria. O Cabo BM André Carreira Corvino, comandante local, agradeceu o apoio das autoridades públicas e empresários da cidade, que receberam um certificado em forma de reconhecimento. O militar esclareceu que o novo quartel proporcionará a redução do tempo resposta em nas cidades de sua circunscrição: Praia Grande, Passo de Torres e São João do Sul.

Após a conclusão do Curso Avançado de Atendimento a Emergências (CAAE) e realizado estágio e seleções, formaram-se 16 novos Bombeiros Comunitários, que prestaram compromisso diante dos instrutores e familiares, além de passarem pelo tradicional batismo. O aluno Fabrício Santos Couto recebeu uma homenagem por ter sido o primeiro colocado no curso.

A Operação Veraneio 2015/2016, na área de circunscrição do  4º Batalhão de Bombeiros Militar, ocorreu nas praias de Balneário Rincão, Morro dos Conventos, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota e Passo de Torres. Foi empregado um efetivo de aproximadamente 180 Guarda-Vidas Civis, 15 Guarda-Vidas Militares e 7 Bombeiros Militares Mergulhadores, além de contar com outros recursos como embarcações, quadriciclos, moto aquáticas e outros equipamentos em todas as praias.

Foram formadas 1164 crianças no Projeto Golfinho, mais que o triplo da temporada passada. Foi desenvolvido ainda o projeto Praia Acessível, que proporcionou a 234 pessoas com deficiência física ou mental a possibilidade de se banhar no mar com total segurança. No fim desta temporada o 4º Batalhão comemora o encerramento da Operação Veraneio sem mortes por afogamento em área guarnecida, pelo segundo ano consecutivo.

Acompanharam o descerramento da placa inaugural das novas instalações do quartel de Passo de Torres o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel BM Onir Mocellin; o Comandante da 2º Região de Bombeiros Militar Coronel BM João Valério Borges; o Comandante Interino da 1º Região Bombeiro Militar Tenente Coronel BM Cesar de Assunpção Nunes; o Chefe de Estado-Maior Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, Tenente Coronel BM  Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior; o Comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente Coronel BM James Marcelo Ventura; o Prefeito Municipal de Passo de Torres, Juarez Godinho Scheffer; o Prefeito Municipal de Praia Grande, Valcir Darós; o Vice-Prefeito de São João do Sul Moacir Francisco Teixeira; além de outras autoridades civis e militares, familiares dos formandos e comunidade.

Créditos:1° Tenente BM Marcelo Della Giustina da Silva - Comandante do 2º/3ª/4º BBM - Sombrio