PESQUISAR

Jaraguá do Sul recebe exposição do CBMSC

 

Moradores e visitantes de Jaraguá do Sul, no Norte do Estado, tiveram uma oportunidade especial para conhecer um pouco mais sobre a estrutura operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) no último fim de semana, dias 25 e 26/07, quando a cidade recebeu a 7ª edição do Anjo da Guarda Fest – evento realizado anualmente no Estado que promove a exposição de viaturas de instituições militares e civis.

 

Logo ao adentrar a Arena Jaraguá, local da exposição, o visitante deparava-se com a área destinada à Corporação Bombeiro Militar do Estado. Imponente, destacava-se o Auto Posto de Comando (APC), ônibus dotado de sistemas de comunicação específicos e estrutura de apoio capaz de transformá-lo em base de comando móvel para grandes operações.

 

Além do APC, os visitantes também puderam conferir de perto o caminhão de ajuda humanitária, exemplares de caminhão de combate a incêndio e resgate, além dos modelos de caminhonete tração 4x4, embarcação para resgate em águas rápidas e outros equipamentos utilizados pelos grupos que compõem a Força-Tarefa do CBMSC - especializados na atuação em ocorrências extremas.

 

Sob a tenda montada no local, foram expostos manequins que representavam a evolução dos uniformes institucionais, entre outros materiais relativos à Corporação. Durante todo o período da mostra, aberta ao público das 8h às 22h, grande público prestigiou o espaço Bombeiro Militar organizado pelo 9° Batalhão BM.

 

A participação do CBMSC foi complementada por simulados operacionais, quando os militares puderam mostrar aos visitantes um pouco dos procedimentos envolvidos nas atividades de busca com cães, combate a incêndio, resgate veicular e aéreo – este último, com a participação especial do helicóptero Arcanjo 01, do Batalhão de Operações Aéreas (BOA).

 

“Tivemos uma oportunidade destacada para demonstrar à comunidade os serviços que prestamos. Para que a população do Vale do Itapocu pudesse conhecer nossas viaturas, equipamentos e interagir conosco”, disse o Tenente-Coronel BM Edson Luis Biluk, comandante do 9° Batalhão BM (Canoinhas) e um dos organizadores da exposição.

 

No sábado, equipe o Serviço de Cães do 7°Batalhão BM (Itajaí) realizou apresentação para um público atento, cativado pelo carisma canino e as demonstrações de adestramento. No domingo foi a vez do Arcanjo 01 e das equipes de Resgate Veicular e Atendimento Pré-Hospitalar do CBMSC atraírem as atenções com o simulado de resgate aéreo.

 

 

O remate, marcando o término do Anjos da Guarda Fest, ficou por conta de um simulado de ação integrada, envolvendo resgates veicular e aéreo. Na demonstração, bombeiros simularam o resgate de vítimas encarceradas, que receberam o apoio especializado da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que atua junto ao Arcanjo 01 e dos socorristas da Corporação. Como numa situação real, a vítima mais grave recebeu tratamento invasivo ainda encarcerada e foi encaminhada de helicóptero ao pronto-socorro. A outra foi atendida pelos socorristas e transportada de ambulância.

 

 

“As apresentações tiveram como objetivo demonstrar ao público a importância de se oferecer um serviço ágil e eficiente, com viaturas e equipamentos adequados para garantir a estabilização e o transporte da vítima sem o agravamento da situação de saúde até a chegada no centro especializado”, destacou Tenente-Coronel BM Biluk.

 

 

Como nas demais exibições, grande público acompanhou a mobilização militar. Esta, porém, acabou marcada por uma salva de palmas em homenagem aos envolvidos no treinamento quando ambas as equipes de socorristas realizaram a retirada das vítimas fictícias das ferragens. A cena emocionante marcou o término da participação Bombeiro Militar no evento, encerrado em seguida.

 

 

Foram responsáveis pela organização e manutenção do espaço do CBMSC no evento militares dos quartéis em Jaraguá do Sul, Mafra, Canoinhas, Lages, Rio Negrinho, São Bento do Sul, além das equipes da Diretoria de Logística e Finanças/Divisão de Tecnologia da Informação, Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e Centro de Comunicação Social.

 

 

Acesse a galeria de fotos do evento:

 

7º Anjos da Guarda Fest - Jaraguá do Sul / 2015

 

Créditos: CCS do Cmdo-Geral/Soldado BM Felipe Rosa  

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193