A equipe de militares do Brasil, composta por membros das Forças Armadas e Forças Auxiliares participou de 8 a 12 de agosto do 48° Campeonato Mundial Militar de Lifesaving em Halmstad na Suécia.
O 1° Tenente BM Fábio Fregapani Silva, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, foi classificado na seletiva realizada em abril deste ano pela Comissão Desportiva Militar do Brasil, e integrou a equipe composta por seis homens e seis mulheres: Bombeiros Militares do Rio de Janeiro, Paraíba, Goiás, Espírito Santo, Distrito Federal e militares da Marinha do Brasil, tendo sido a participação da equipe Brasileira coordenada e subsidiada pela Comissão Desportiva Militar do Brasil.
O 1° Tenente BM Fregapani conta que se classificou para participação das provas relacionadas ao uso de pranchas de resgate (pranchão de salvamento), tendo participado de três provas: resgate de vítima com prancha (rescueboard), corrida com prancha (boardrace) e revezamento do oceanman, prova em que participam quatro atletas: um nadador, um remador de ski (espécie de caiaque), um remador de prancha e um corredor.
Como resultado o militar de Santa Catarina obteve duas medalhas de bronze na rescueboard e boardrace, e a prata no revezamento do oceanman. Ele destaca ainda que mesmo no verão as condições climática na Suécia estavam adversas, com o tempo apresentando temperaturas entre 12 e 15ºC, temperatura da água a 16ºC, vento maral com cerca de 45 a 50Km/h, além de ondas, resultantes das condições adversas do local.
Deste mundial participaram equipes dos seguintes países: Holanda, Suécia, Alemanha, Espanha, Suíça, Canadá, Rússia, Irlanda, China e Brasil.
As provas foram transmitidas e podem ser visualizadas nos vídeos da página da Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático) CLICANDO AQUI.
A equipe brasileira finalizou a participação com 2 medalhas de ouro, 2 de prata e 4 medalhas de bronze, tendo obtido ainda o recorde mundial no revezamento medley masculino na piscina.
Créditos: CCS do CBMSC