Segurança contra incêndio: simpósio reúne profissionais em Joinville

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou na cidade de Joinville o 1º Simpósio sobre as Normas de Segurança Contra Incêndio vigentes. Nos dias 25 de fevereiro, 01, 03 e 10 de março, no auditório da UFSC em Joinville, bombeiros militares de Florianópolis, Itajaí e Joinville palestraram sobre as principais Instruções Normativas (INs) do CBMSC. Participaram do evento profissionais de engenharia e arquitetura da cidade de Joinville e dois engenheiros que prestam serviço no Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.

Desde o início deste ano, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville passou a analisar projetos preventivos e realizar vistorias com base nas Instruções Normativas do CBMSC em razão da legislação municipal que vigia anteriormente. Tal padronização fortalece a segurança contra incêndio no Estado e, visando acelerar a adaptação às regras estaduais, o CBMSC levou a Joinville os bombeiros militares que, além da expertise e experiência em segurança contra incêndio, possuem formação nas áreas de engenharia ou direito.

Nas mais de 20 horas de simpósio os profissionais presentes assistiram palestras e tiraram dúvidas relacionadas as Instruções Normativas 01, 02, 03, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 18, 28 e 31. Resumidamente, estes documentos versam sobre a classificação das edificações quanto ao risco de incêndio, definem quais os sistemas e medidas de segurança são cabíveis em cada caso, e descrevem os requisitos destes sistemas e medidas, definindo por exemplo, desde a disposição e quantidade de extintores de incêndio até os requisitos de segurança das instalações de gás canalizado.

Nas palavras do Engenheiro Civil Marcelo Gonçalves Garcia, um dos profissionais presentes ao evento: “As palestras foram muito importantes por promover a aproximação entre a instituição do CBMSC e os engenheiros de Joinville envolvidos nos projetos e execução de sistemas preventivos contra incêndio. Com destaque para a abertura de comunicação com o DAT do CBMSC para troca de informações e sugestões de melhorias nas IN”.

Créditos: 2° Tenente BM Wagner Alberto de Moraes - Chefe do Centro de Pesquisa em Segurança contra Incêndio e Pânico/DATNorma/DAT