O trabalho em conjunto e as novas técnicas e tecnologias foram o foco principal do 1º Workshop de Resgate Veicular, realizado na última sexta-feira, 1, no 1º Batalhão Bombeiro Militar (1º BBM) em Florianópolis.
As equipes mistas, compostas por Bombeiros Militares, Comunitários e Samu participaram de um dia de atividades voltadas aos conhecimentos e práticas nesta área de conhecimento. Profissionais do 1º BBM (Florianópolis), 6º BBM (Chapecó) e 10º BBM (São José), somaram mais de 50 envolvidos, entre participantes e instrutores.
De acordo com a organização, os grandes diferenciais dos novos procedimentos são a utilização de ferramentas mais modernas (com melhor mobilidade e menos ruído), além das técnicas de extração em ângulos que visam a integridade das vítimas.
Na abertura, foi realizada a palestra com o tema “Evolução do Resgate Veicular – Planos de Desencarceramento”, sob responsabilidade do 1º Tenente BM Lazarin (6º BBM).
Posteriormente, foram organizadas quatro oficinas simultâneas, com o que há de mais atual no Resgate Veicular:
- Estabilização avançada com foco na união veicular – Cabo BM Alberto / Soldado BM Pinheiro (6º BBM);
- Criação de espaço interno – Cabo BM Gheller / Soldado BM Devilla (6º BBM);
- Imobilização e extração – 2º Sargento BM Somensi e Soldado BM Giovani (6º BBM);
- Veículo sobre vítima - 2º Sargento BM Dirceu (10º BBM) / Cabo BM Ernani (1º BBM);
A Equipe Resgate Veicular do 6º BBM fez uma apresentação especial, dividindo as experiências adquiridas recentemente no Word Rescue Challenge (Colômbia).

Créditos: Cabo BM Maria Gabriela da Cunha - Auxiliar do B-5 do 1ºBBM
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina