Mais uma história com final feliz foi protagonizada pelos Binômios do Corpo de Bombeiros Militar catarinense. Dessa vez, foi a cachorra Laika, conduzida pelo Soldado Schlickmann, que encontrou um homem de 40 anos que estava perdido em meio a uma trilha na região de Penha, na localidade de Praia Vermelha. O homem saiu de casa por volta das 15h do último sábado (7/4) para percorrer uma trilha em busca de uma cachoeira famosa na região. Entretanto, acabou perdido quando saiu do trajeto e entrou mata adentro.
Depois de caminhar por algumas horas e, não conseguindo mais encontrar a trilha para retornar, o homem usou o aparelho celular para fazer contato com o Corpo de Bombeiros, via telefone de emergências 193. Passava das 17h quando o pedido de ajuda chegou. Ao ser acionado, prontamente o Binômio Soldado Schlickmann e cachorra Laika se apresentaram no quartel. Com auxílio do Bombeiro Comunitário Jesus, que conhece a região, eles iniciaram as buscas.
Por volta das 18h30min a equipe recebeu mais informações da vítima, que voltou a ter sinal no telefone celular e estabeleceu novo contato, encaminhando as coordenadas exatas de onde se encontrava. Depois de mais de duas horas e meia caminhando por áreas de costão e de mata fechada, a equipe de buscas chegou ao local sinalizado. Entretanto, a vítima não mais estava no ponto que havia indicado. Como já estava escuro e a vítima ainda não havia sido localizada, o Soldado Schlickmann decidiu usar a cachorra Laika para vasculhar a área e realizar uma varredura do local, descartando a possibilidade do homem estar nas imediações e não ser encontrado.
Ao ser solta, Laika começou a buscar o homem em meio a mata fechada e no escuro. Cerca de 15 minutos depois ela latiu indicando a localização dele. Consciente e muito cansado, o homem agradeceu ao Binômio por terem vindo resgatá-lo. Ao ver Laika se aproximando, ele a abraçou pois teve certeza de que estaria sendo reconduzido em segurança para casa.
Ele foi avaliado pelos Bombeiros, recebeu água e alimentos. Assim que retomou as forças seguiu caminhando de volta. Ele não quis ser encaminhado para o hospital para um a avaliação médica.
PARA EVITAR ESTE TIPO DE OCORRÊNCIAS O CORPO DE BOMBEIROS ORIENTA:
_ Não faça trilhas sozinho em locais que você não conhece;
_ Avise algum familiar ou conhecido sobre suas intenções- sair de tal ponto e chegar até tal ponto, com retorno previsto para tal hora,
_ Se precaver com reserva de bateria para fone celular e permanecer em áreas com sinal de telefonia;
_ Não superestime sua capacidade física;
_ Ao sair para trilhas leve sempre água e algum tipo de alimento e lanternas;
_ Em caso de emergências, acione o Corpo de Bombeiros Militar via fone 193.
Créditos: B5- OBM Navegantes