PESQUISAR

Bombeiro Militar do 2ºBBM salva a vida de recém-nascido por telefone

Por volta das 23h10 da última quinta-feira (03), a Central de Ocorrências (Cobom) do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM) com sede em Curitibanos recebeu uma ligação angustiante. Do outro lado da linha, um solicitante, muito nervoso, pedia socorro para um recém-nascido com 11 dias de vida, que havia sofrido engasgamento. A ocorrência foi registrada no bairro Floresta, em Videira.

 

04.10 ResgateCobom

 

Atendente do Cobom, o soldado BM Matheus Peppeler de Souza foi informado que o bebê havia se engasgado com leite materno e não conseguia respirar, já apresentando sinais de cianose (coloração azul arroxeada da pele). Após pedir para que se acalmasse, o Bombeiro Militar repassou as instruções necessárias para que a criança voltasse a respirar.

“O senhor deve colocar a criança com a barriga para baixo, sobre os braços do senhor, com a cabeça mais baixa que o corpo e dar cinco tapinhas nas costas”, orientou.

Após repetir o procedimento, conforme orientação constante do soldado, o solicitante informou que a criança regurgitou um pouco, demonstrando que a manobra estava fazendo efeito. Porém, ela ainda não tinha voltado a respirar.

O soldado orientou então, por mais uma vez, que o solicitante repetisse o procedimento, enquanto acionava a Guarnição Bombeiro Militar de Videira para que se deslocasse até o local. Com a repetição dos movimentos, o bebê voltou a respirar e não apresentava mais a coloração azul arroxeada.

Com a fase crítica do atendimento controlada, o militar pediu que o solicitante aguardasse a chegada da ambulância do CBMSC para avaliação da criança e condução ao hospital. As orientações do soldado BM Matheus foram fundamentais para que a vida do recém nascido fosse salva.

 

Como agir ao perceber uma criança engasgada: ?

- Ao primeiro sinal de engasgamento, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina recomenda o acionamento pelo telefone 193;
- Em seguida, verifique os sinais de pulsação e respiração;
- Mantenha a calma para repassar as informações necessárias aos Bombeiros Militares – endereço, número do telefone de contato e ponto de referência;
- Repasse também a alguém próximo, com tranquilidade, todas as orientações indicadas pelo atendente.

Créditos: 2º Tenente BM Wagner de Medella Santana - Coordenador do Cobom do 2ºBBM.
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193