PESQUISAR

Bombeiros concluem capacitação para condução de embarcações

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) habilitou na primeira quinzena de julho mais um grupo de Bombeiros Militares para a condução de embarcações em águas interiores. Ao todo 19 militares provenientes do 1º (Florianópolis), 3º (Blumenau), 9º (Canoinhas), 10º (São José) e 13º (Balneário Camboriú) Batalhões BM concluíram com sucesso o Curso de Formação de Condutores Navais (CFCN) realizado em Florianópolis.

 

As aulas teóricas foram ministradas nas dependências do Grupo de Busca e Salvamento (GBS) e as atividades práticas nas praias, rios e lagoas da cidade. As instruções foram finalizadas na quinta-feira (16/07).

 

Na capacitação os participantes receberam instruções de marinharia, legislação aquaviária, navegação (fluvial, lacustre e sob mau tempo), reboque de embarcações, sobrevivência no mar, salvamento com embarcações e navegação em zona de arrebentação – constituindo importante conteúdo para o bom desempenho das missões militares de busca e resgate.

 

Neste curso os militares puderam também aperfeiçoar as técnicas de condução de embarcações utilizando uma pista de “slalom” (navegação entre bóias, obstáculos) – adapdada do curso de motonáutica. Foram empregadas no curso embarcações de alumínio, botes infláveis com e sem fundo rígido, e o Resgate-01.

 

O curso deu prioridade às atividades práticas, sendo que houve a simulação da operação de busca noturna a embarcação à deriva em águas abrigadas (Baía Sul) e treinamentos específicos em águas rasas, simulando a atuação dos bombeiros em alagamentos e rios.

 

O CFCN iniciado no último dia seis teve aula inaugural ministrada pelo Capitão dos Portos Luiz Filipe Rabello Freire, que abordou temas como o Regulamento Internacional para evitar albaroamento de embarcações, regras gerais de navegação e a Lei de Segurança do Tráfego Aquáviário.

 

O curso contou ainda com a participação do Subtenente BM RR Nelson Costa, com carreira destacada na área, que numa palestra extracurricular repassou ao grupo informações sobre a história do GBS e a evolução das técnicas de Salvamento Aquático nas décadas de 1980 e 1990. E ainda teve a visita especial do tenista Gustavo Kuerten, que esteve no quartel do GBS durante a realização da capacitação e conversou com os bombeiros envolvidos.

 

A parceria entre o CBMSC e a Capitania dos Portos de Santa Catarina proporcionou que todos recebessem a habilitação de Condutor de Embarcações Públicas (sem restrição de tamanho) ao final do curso.

 

 

Créditos: Cabo BM Anderson Roberto Soares Porto – GBS/1ºBBM

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193