PESQUISAR

Bombeiros fazem perícia em casas incendiadas no Jardim Atlântico

 

Nesta segunda-feira, por volta das 8h os Bombeiros do 1° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, da Capital, retornaram ao bairro Jardim Atlântico, região continental de Florianópolis, para realizar a perícia de um incêndio que acabou atingindo seis casas, na noite de sábado (9/06). Das seis residências atingidas pelas chamas, quatro queimaram completamente, outras duas tiveram danos parciais. As famílias estão alojadas em casas de parentes e vizinhos.

 

 

O material recolhido pelos peritos comprovou os relatos dos moradores, de que o fogo se propagou a partir de um botijão de gás P13, que estava sendo usado como chama direta para cozer alimentos.O fogo se alastrou rapidamente pelas casas. Graças a rápida intervenção do Corpo de Bombeiros Militar foi possível salvar as demais residências do entorno. Cinco caminhões foram usados para combate às chamas. Não houve feridos. As famílias dependem da solidariedade para se abrigarem do frio e para reconstruírem a vida.

 

 

 

As doações estão sendo administradas pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da da Rede Solidária SOMAR Floripa, Defesa Civil e Secretarias do Continente e de Assistência Social.

Foram 27 pessoas atingidas, dentre elas 12 crianças e 15 adultos.

 

O Tenente Coronel Helton de Souza Zeferino, comandante do 1° Batalhão de Bombeiros explica que esse tipo de ocorrência não é muito comum. “Atualmente, as pessoas estão bastante ligadas às normas de segurança e tendem a ser cada vez mais zelosas quanto aos prazos de validade das mangueiras conectoras e a possíveis vazamentos nos botijões, mas acidentes eventualmente, acontecem”.

 

Por isso, o Tenente Coronel faz questão de reforçar as seguintes orientações:

 

- Os botijões não devem ser mantidos no interior das residências, o ideal é que sejam posicionados em locais adjacentes à casa e em área coberta.

 

- As válvulas e mangueiras devem ser certificados e estar dentro do prazo de validade e nunca permitir que as mangueiras plásticas estejam em contato com as estruturas aquecidas do fogão.

 

- Ao chegar em sua residência se sentir odor de gás, abras as portas e janelas, não acione interruptores de energia e procure fechar o registro ou a válvula do gás. Caso se trate de um botijão P13 e não consiga fechar a válvula tente retirá-lo para um local aberto e bem ventilado, permitindo a dispersão completa do gás para o ambiente.

 

- Jamais permita que crianças se aproximem do fogão quando estiver em uso.

 

Créditos: Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Fotos e informações: Comandante de área do 1°BBM

Centro de Comunicação Social

Corpo de Bombeiros Militar

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193