A criança, que tem um ano e um mês de idade, chegou inconsciente e cianótica (extremidades roxas), trazida pelos pais ao quartel sede do 8° Batalhão de Bombeiros Militar, em Tubarão. De acordo com informações dos pais, a família estava no carro se deslocando entre os bairros São João e Humaitá, quando deram uma bala para a criança. Minutos depois, notaram que o bebê estava perdendo a consciência. Eles mudaram a rota e pararam no quartel Bombeiro Militar.
Todo o procedimento foi registrado pelas câmeras de segurança. Assim que percebe o estado da criança, o soldado BM Alves, que estava atuando como telefonista da Central de Operações Bombeiro Militar- Cobom, começou os procedimentos de desobstrução das vias aéreas do bebê. Ele vira a criança de bruços, com a cabeça mais baixa que o corpo, e começa a dar tapinhas na altura dos pulmões, até que a bala foi expelida. Com apoio dos Soldados Alano e Andrade e do Bombeiro Comunitário Itamar, eles conseguem reverter o quadro. A criança voltou a respirar e foi encaminhada para avaliação médica.
Saiba o que fazer em caso de engasgamento de bebês lactentes (até um ano aproximadamente).
_ Ligue para o telefone de emergência 193 e peça ajuda (se tiver acompanhado, peça para a outra pessoa acionar o serviço de emergências)
_ Faça uma análise visual na boca da criança para tentar localizar o corpo estranho.
_ Não localizando, segure a criança de bruços sobre o antebraço, com a cabeça mais baixa que o corpo.
_ Mantenha as vias aéreas da criança aberta com as mãos ou dedos
_ Faça cinco compressões (tapotagem nas costas da criança, na altura dos pulmões, entre as escápulas).
_ Vire a criança e visualize se ela expeliu o corpo estranho.
_ Mantenha as manobras até a desobstrução ou chegada do Corpo de Bombeiros Militar.
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.