Um bebê de apenas 10 dias foi salvo no dia 14 de outubro pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), com a rápida atuação da Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM) e da equipe de plantão. No momento da amamentação, um recém nascido acabou se engasgando e parou de respirar, foi quando a mãe percebeu que ele começou a ficar roxinho e recorreu aos bombeiros ligando para o número 193.
Durante a ligação recebida no COBOM em Blumenau, o 3º sargento Prochnow acalmou e orientou os pais a iniciarem a manobra para desobstrução de vias aéreas e, ao longo de 9 minutos de ligação, ele permaneceu na linha, monitorando o atendimento dos pais do bebê até a chegada da ambulância.
Ao chegar ao local, a guarnição do Auto Socorro de Urgência (ASU) de Gaspar, composta pelo cabo Rafael Araujo de Freitas, soldado Victor Hugo Amaral e a bombeira comunitária Michele Testoni, se dirigiu rapidamente ao interior da residência, onde foi encontrado o bebê de 10 dias, no colo da mãe já cianótica (cor da pele azulada). A guarnição prontamente começou a realizar a manobra de tapotagem para desobstrução das vias aéreas, após alguns segundos o bebê reagiu e voltou a respirar e chorar fracamente. A criança foi levada até o hospital e no decorrer do percurso, ele chorou com mais intensidade. A guarnição realizou a aferição dos sinais vitais da vítima, que estava corada, alerta e consciente.
Conforme o sargento Prochnow, ele fica feliz por mais uma vez o CBMSC conseguir salvar a vida de uma criança. Atender uma situação como esta por telefone é ainda mais difícil, porque não estamos conseguindo ver, mas graças à nossa equipe de bombeiros e aos pais nós tivemos esse ótimo resultado, relata o bombeiro.
No dia 25 de outubro, o casal Cristiano Medeiros e Anny Bitercourt, pais do bebê foram fazer uma visita no quartel de Gaspar para agradecer aos bombeiros pelo atendimento prestado na ocorrência. A família foi recebida pela guarnição de serviço e os pais da criança fizeram questão de deixar uma lembrança a todos os bombeiros que prestaram atendimento no dia da ocorrência.
Ressalta-se a importância da população ter conhecimento sobre procedimentos básicos em primeiros socorros, pois segundos são valiosos e podem salvar uma vida, nesse caso a habilidade e empatia dos militares mudaram a vida de uma família gasparense.
Ouça o áudio editado da ocorrência e se emocione junto conosco com esse lindo momento!
Créditos:
Texto: 1º Tenente Levi Garcia Ribeiro
Imagens: Divulgação CBMSC/Gaspar
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina