Cão Hunter do CBMSC aponta local em que militar do RS foi encontrado

Após uma semana de intenso trabalho, as equipes de busca, resgate e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) localizaram, por volta das 19h desta quarta-feira (21/7), o corpo de um dos bombeiros que estavam desaparecidos após o incêndio no prédio-sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em Porto Alegre. Após verificação por exame de papiloscopia (impressões digitais), foi possível confirmar a identificação do primeiro-tenente Deroci de Almeida da Costa.

O apontamento do local do corpo da vítima foi dado pelos binômios (dupla entre bombeiro militar e cão de busca) cabo Ronaldo Fumagalli e o cão Hunter, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e pelo sargento Alex Sandro Brum e o cão Guapo, do CBMRS.

2207 binomios4

O vice-governador e titular da SSP RS, Ranolfo Vieira Júnior, destacou o apoio decisivo dos binômios nesta localização.

2207 binomiosrs3

Devido ao trabalho técnico para remoção de escombros e abertura de acessos na área na estrutura colapsada, foi possível chegar ao núcleo da edificação, bem no centro do prédio. No final desta tarde (21/7), os binômios deram indicações mais precisas quanto à localização em um acumulado de escombros de cerca de seis metros. As equipes de Busca e Salvamento e de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec) gaúchas deram sequência à remoção das estruturas dos pavimentos desabados até que localizaram o corpo, por volta das 18h30.

2207 binomiosrs2

Segundo militar foi encontrado  na mesma noite

Quatro horas depois de encontrar o corpo do primeiro-tenente Deroci de Almeida da Costa, as equipes de busca, resgate e salvamento do CBMRS localizaram o segundo bombeiro desaparecido.

Os cães do CBMSC haviam apontado o local no primeiro dia de atuação, 20, porém com a quantidade de escombros na primeira noite não foi possível acessar a área. Na noite de ontem, 21, os binômios do CBMRS apontaram o local em que foi encontrado o corpo do 2º sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, que estava em uma distância de quatro metros de onde o tenente Almeida foi resgatado.

Os binômios do CBMSC cabo Fumagalli e o Hunter, além do soldado Luciano Rangel e o cão Orion retornaram para Santa Catarina com a finalização da operação.

2207 binomiosrs6

O CBMSC se solidariza com imenso pesar aos familiares, amigos e irmãos de farda do tenente Deroci de Almeida da Costa e do 2º sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, do CBMRS, neste momento difícil, prestando as valorosas continências de toda a corporação catarinense.

Texto: Ascom SSP RS e Melina Cauduro - Jornalista do CBMSC
Imagens: Rodrigo Ziebell / Ascom GVG