Binômios (homem/cão) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) participaram na terça-feira (1º/09) da operação de busca a três corpos que supostamente teriam sido enterrados em uma área no Norte da Ilha em Florianópolis. Os trabalhos foram concentrados numa área nos arredores do kartódromo na comunidade Vila União e mobilizaram cinotécnicos e cães do 2º (Curitibanos), 3º (Blumenau) e 7º (Itajaí) Batalhões Bombeiro Militar.
A participação do Serviço de Cães do CBMSC na operação aconteceu a convite da Delegacia de Pessoas Desaparecidas da Capital em reconhecimento ao serviço especializado prestado pela Corporação em buscas por pessoas (vivas ou não) em todo o Estado.
Os cinotécnicos empregam técnica de rastreamento na qual orientam os cães a captarem odores provenientes da decomposição dos cadáveres e a indicarem a localização provável dos corpos.
Os trabalhos na data foram prejudicados pelo vento forte, que dificultou a detecção pelos animais dos possíveis odores no local das buscas. O trabalho de apoio à Polícia Civil prossegue por tempo indeterminado.
Créditos: CCS do Cmdo-Geral