PESQUISAR

CBMSC prossegue com ações de auxílio a atingidos pela chuva

Ação das equipes do 6ºBBM

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) prossegue nesta quarta-feira (15/07) com as ações de auxílio aos atingidos pelos transtornos causados pelo volume elevado de chuva registrado neste início de semana em todo o Estado.

 

Nas últimas 12 horas, segundo informações das Centrais de Emergência da Corporação, o volume de chuva no Extremo-Oeste e Oeste do Estado (regiões que tiveram maior transtornos causados pelo mau tempo) diminuiu significativamente – porém segue o estado de atenção para novos alagamentos. Agora, como o solo está encharcado pelos dias seguidos de chuva, aumenta o risco de deslizamentos de terra.

 

A situação requer maior atenção em Itapiranga, no Extremo-Oeste, onde existe a possibilidade do Rio Uruguai sair da calha e atingir edificações na área central da cidade. No início da manhã o nível do rio marcava estáveis 11m48cm, porém informações dão conta de que prossegue a chuva em municípios rio acima. Com 12m a água chega ao centro urbano.

 

Equipes do CBMSC, Defesa Civil, Exército Brasileiro e outros órgãos de socorro já estão mobilizadas no município e atuam de forma coordenada. Parte dos moradores em áreas mais baixas da cidade foram retirados de suas casas de forma preventiva. Alertas serão emitidos e mais áreas evacuadas caso ocorram novos alagamentos.


Força-Tarefa

 

Desde a sexta-feira (10/07), Bombeiros Militares que compõem a Força-Tarefa do CBMSC – equipes especializadas na resposta a ocorrências extremas, como desastres naturais – estão em estado de prontidão. Com as chuvas do fim de semana, os grupos especiais do Extremo-Oeste e Oeste (12º e 6º Batalhão BM) foram acionados para apoio ao efetivo orgânico dos quartéis nos municípios atingidos.

 

Até o final da noite de terça-feira (14/07), pelo menos 130 ocorrências de apoio a atingidos por alagamentos, pequenos deslizamentos e colapsos de edificações foram realizados nas cidades do Extremo-Oeste. As principais ações ocorreram nas cidades de Maravilha, São Miguel do Oeste, Barra Bonita, Paraíso, Itapiranga e Cunha Porã.

 

No Oeste o número de atendimentos passou de 320. O maior número de atendimentos aconteceu em Chapecó, onde foi acionado o plano de chamada e todos os bombeiros convocados para atuarem em apoio à população. Além de Chapecó, também foram registrados estragos em Coronel Freitas, Modelo, Palmitos, São Carlos e Saudades. Em Coronel Freitas houve um óbito, de uma vítima que teria sido arrastada pela enxurrada.

 

A chuva também provocou alagamentos em cidades do Meio-Oeste e Serra, onde as equipes do efetivo orgânico dos quartéis das cidades atingidas ofereceu o apoio necessário para a comunidade.

 

 

Deslizamentos – Orientações do CBMSC

 

- Observe o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, inclinação de tronco de árvores, de postes e o surgimento de minas d'água

- Caso registre algum dos sinais, saia imediatamente do local e procure abrigo em lugares sem perigo de deslizamento

- Avise vizinhos e oriente para que pessoas deixem as áreas de risco

- Informe imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193 ou Defesa Civil pelo 199

 

  

Créditos: CCS do Cmdo-Geral/Soldado BM Felipe Rosa

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193