PESQUISAR

CBMSC simula atendimento a emergência com produtos perigosos em Florianópolis

Na manhã desta quinta-feira, 06, foi finalizado o Curso de Atendimento a Emergência com Produtos Perigosos, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), com um simulado de ocorrência na Capital, para avaliação dos aprendizados dos bombeiros militares.

0605 PP

O curso aconteceu entre os dias 03 e 06 de maio e envolveu bombeiros militares do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), com sede em Florianópolis e realizador da instrução, além de participantes do 10º BBM, com sede em São José e direção da Coordenadoria de Emergências com Produtos Perigosos.

0605 PP 2

Nesta quinta-feira o simulado foi a prova final do curso e o treinamento envolvia um caminhão com transporte de carga perigosa. Sem saber do que se tratava antecipadamente, os alunos chegaram na cena e se depararam com o resgate de duas vítimas, com dois tipos de produtos perigosos, sendo um corrosivo e um tóxico. Todos os procedimentos de segurança foram executados na operação. Contenção do vazamento dos produtos, retirada da vítima em segurança e correta descontaminação dos envolvidos na cena da ocorrência.

0605 PP 1

"Esse tipo de ocorrência é muito delicado e envolve trabalho coordenado, equipamentos de proteção individual específicos e acima de tudo segurança para as equipes”, destacou o capitão Fernando IRENO Vieira, que coordenou o curso de Produtos Perigosos.
Por se tratar de ocorrências que não são tão frequentes, porém sempre extremamente delicadas, este tipo de atividade é fundamental para a preparação e atualização das equipes de resgate, já que quando as situações ocorrem, representam um grande perigo tanto para as vítimas, quanto para as equipes envolvidas e dependendo do local, também para a população do entorno.

Mais fotos sobre o curso e o simulado, clique aqui. (Link para fotos)

 

Créditos:
Texto: tenente Richard Locks Stüpp
Fotos: soldado Eduardo Silva De Souza e Soldado Jackson Jacques
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193