Corpo de Bombeiros finaliza busca a pescador desaparecido

No início da manhã de domingo (13/03), o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para iniciar as buscas a uma embarcação desaparecida no litoral Norte, entre Penha e Itajaí. Segundo relatos do solicitante, a embarcação saiu do trapiche de Penha por volta das 4h da manhã de sábado, dia 12, com um homem a bordo e não foi mais vista.

As buscas iniciaram em seguida, com uma embarcação de Itajaí e outra de Piçarras. No fim da manhã do mesmo dia, as buscas aéreas começaram com o avião Arcanjo-02. A radio costeira também foi informada para auxiliar. As buscas foram retomadas nesta segunda-feira e seguem durante todo o dia de hoje, 14.

A coordenação dos trabalhos está com a Marinha do Brasil. No início da tarde o avião Arcanjo-02 teria avistado um objeto próximo a Barra Velha. Não foi possível aproximar ou descer com equipes ao local. A Marinha foi avisada e as buscas seguem.

Atualização: pescador é encontrado

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina – CBMSC, por meio do Batalhão de Operações Aéreas – BOA, em conjunto com o Serviço de Busca e Salvamento do Comando do 5º Distrito Naval (SALVAMARSUL) e da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí (de Itajaí), realizaram uma operação de busca a uma embarcação conduzida por Marcos Pereira Bento, de 50 anos. A embarcação saiu do trapiche da praia de Penha (Litoral Norte), por volta das 04h do dia 11, para pescar próximo a Ilha Feia, devendo retornar para Itajaí no final da tarde do domingo, dia 12 de março. Como não retornou no horário previsto, familiares acionaram o Corpo de Bombeiros Militar e a Marinha do Brasil.

Em uma operação conjunta entre o CBMSC e a Marinha do Brasil, sob a coordenação do SALVAMARSUL, a aeronave Arcanjo-02 (avião) do BOA iniciou as buscas na segunda-feira pela manhã, com apoio de embarcações do 7º BBM (Itajaí) e de Itajaí. No final da segunda-feira um helicóptero do 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral da Marinha do Brasil, com sede em Rio Grande-RS, chegou à cena de ação para resgatar o Sr Marcos Pereira Bento, assim que localizado.

Analisando as condições de vento e mar, o SALVAMARSUL realizou os cálculos devidos para delimitar a área de maior probabilidade de encontrar o pescador e traçou um Plano de Busca, cujo cumprimento coube à equipe do Arcanjo-02, que, neste momento, já contava como o reforço de dois observadores militares da Marinha em sua tripulação. O correto cumprimento do plano de busca pela tripulação do Arcanjo-02 permitiram que hoje pela manhã, por volta das 09:30h, o corpo tenha sido encontrado entre Barra Velha e Balneário Barra do Sul, e retirado da água por uma embarcação da Marinha.

O CBMSC e a Marinha do Brasil lamentam não tê-lo encontrado com vida, e manifestam o sentimento de consternação aos seu familiares e amigos.

Tenente Coronel BM Diogo Bahia Losso – Subcomandante do Batalhão de Operações Aéreas

Créditos: 7°Batalhão de Bombeiros Militar / Batalhão de Operações Aéreas