Equipe de Garopaba salva homem que caiu de costão

Na última sexta-feira, 24, os guarda-vidas da Praia da Ferrugem, em Garopaba, foram acionados para um resgate de um homem que caiu do costão norte da praia.

Banhistas acionaram os guarda-vidas e prontamente os resgatistas deslocaram com a moto aquática para o local. O homem já estava inconsciente, quando foi encontrado. O socorrista abordou a vítima e com extrema dificuldade, devido as condições do mar, e colocou na prancha de resgate anexa à moto aquática e conduziu até a praia. Na areia os resgatistas efetuaram o atendimento pré-hospitalar (APH) e posteriormente conduziram com a ambulância do Corpo de Bombeiros Militar de Garopaba à Policlínica do município.

A vítima é um homem, argentino, de 19 anos, que após o atendimento na Policlínica de Garopaba foi encaminhado pelo SAMU para o Hospital Regional de São José e seu quadro de saúde é estável.

“ Acompanhei a ocorrência desde o início. Estou impressionado com a competência desta equipe! Foram muito rápidos, centrados, comprometidos e corajosos, só temos a agradecer”, relata André Morandi, visitante, que filmou a ocorrência do alto do costão.

Tenha cuidado nos costões

Um dos maires índices de ocorrências de costões são decorrentes de fotos, ou seja, a famosa “selfie”.

- Evite chegar nas beiradas dos costões, pois ali é um ambiente escorregadio e você pode cair e se machucar;
- não fique de costas para o mar, pois você pode ser surpreendido por uma onda e ser levado para o mar;
- caso você visualize algum acidente, peça socorro ao guarda-vidas mais próximo ou então ligue para o Corpo de Bombeiros Militar e peça socorro através do número 193.

Texto: Soldado BM Alesanco Neves de Farias - Comunicação Social 8º BBM
Fotos: Divulgação/CBMSC