PESQUISAR

Bombeiras da região oeste alteram CNH e estão aptas para dirigir caminhões de combate a incêndios

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), com sede em Xanxerê conta com um forte efetivo de bombeiras, as quais têm se qualificado cada vez mais para conduzir operações. Neste mês, 3 delas conquistaram a categoria D para dirigirem caminhões e ambulâncias do CBMSC.

 

2508 Xanxerê 2

 

A soldado Priscila Muniz de Mello, efetiva da Organização Bombeiro Militar (OBM) de Xanxerê, a soldado Gabriela Steimbach e a soldado Caroline Cardoso, ambas efetivas da OBM de Faxinal dos Guedes, realizaram a mudança de categoria da CNH. Todas possuíam interesse na mudança de categoria pela necessidade de condutores em ocorrências, e assim que a oportunidade surgiu, não mediram esforços para alcançar esse objetivo.

 

 

2508 Xanxerê

 

 

“Em Faxinal dos Guedes, trabalhamos em equipes de plantão em que somos chefes de socorro e assumimos a responsabilidade do quartel e das ocorrências, por isso houve o interesse em adquirir essa habilidade para conduzir o caminhão (ABTR) e o ambulância (ASU), pois, apesar de termos alguns condutores bombeiros comunitários, nem sempre eles estão disponíveis em nossas guarnições” - Relata soldado Caroline em relação ao serviço na OBM de Faxinal dos Guedes.

 

2508 Xanxerê 1

 

“Em todo o estado nota-se a necessidade de efetivo militar apto a conduzir as viaturas. Na região do 14º BBM temos muitos bombeiros comunitários que voluntariam-se como condutores, mas, como explanou a soldado Caroline, nem sempre os mesmos estão disponíveis. Desta forma, sempre soubemos da importância de estarmos prontos e aptos, inclusive à condução de viaturas, para melhor atender a comunidade. Por isso, quando surgiu a oportunidade do curso de condutores, não pensamos duas vezes.” - soldado Priscila em depoimento.

Para se tornar um condutor de viaturas do tipo ABTR e ASU, o bombeiro militar ou comunitário precisa ter categoria da CNH adequada, possuir o curso de Condutor de Veículos de Emergência – CVE dentro da validade (5 anos), ser maior de 21 anos para veículos que exijam habilitação categoria C, D ou E, bem como ter sido designado por superior imediato para a função.

 

Créditos:
Texto: Soldado Caroline Aparecida Waltrick Cardoso
Imagens: Divulgação CBMSC/Xanxerê
Assessoriade Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centrode Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193