Na manhã desta segunda-feira (01/02) o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi acionado em Florianópolis para atender ao chamado da possível queda de um avião no mar, nas proximidades da Ilha do Campeche. A tripulação do helicóptero Arcanjo-03 localizou manchas de óleo e destroços, indicando o ponto para onde as embarcações do CBMSC e Marinha do Brasil dirigiram as buscas por sobreviventes.
Resumo da ocorrência:
Às 05h15min a aeronave prefixo PP-LIG decolou do aeroporto Hercílio Luz, com destino a Ji-Paraná – RO. Logo após a decolagem, a torre de controle perdeu contato com a aeronave, sendo acionado o CBMSC para as buscas. Foi empenhado inicialmente o helicóptero Arcanjo-03.
No ponto repassado pela torre, local aonde havia sido perdido o contato, após a Ilha do Campeche, foram encontrados diversos destroços e óleo no mar, sendo informado a coordenada para as equipes de busca do Grupamento de Busca e Salvamento, empenhando as embarcações e mergulhadores.
Foi efetuado novo sobrevoo às 09h00min, sendo constatado que os destroços haviam se aproximado da Ilha do Campeche devido a ação da maré, porém, neste segundo sobrevoo foi constatado uma grande quantidade de combustível emergindo do fundo, em nova coordenada, sendo a mesma repassada as equipes.
Parte da fuselagem da aeronave, que foi recolhida do mar, foi conduzida até a Base Aérea de Florianópolis.
Ocupantes da aeronave Matrícula – PP-LIG / Fabricante – SOCATA / Modelo – TBM700N:
Marlon Neves – Piloto, Robson Guimarães – Proprietário.
Atuam no local 11 Bombeiros Militares com três embarcações, coordenados pelo 1° Tenente BM Bruno Azevedo Lisbôa. Até o fechamento desta matéria não foram encontrados sobreviventes, e os destroços encontrados são entregues à Força Aérea Brasileira.
Créditos: CCS do CBMSC / Com informações: Batalhão de Operações Aéreas e 1° Batalhão