Capital: Cônsul Argentino acompanha buscas a pai e filha desaparecidos

O Cônsul Adjunto da República da Argentina em Florianópolis, Senhor Octavio La Croce, acompanha as operações de busca ao pai e filha argentinos, que caíram de um costão no norte de Florianópolis, entre as praias do Santinho e Ingleses, após saírem para percorrer uma trilha. Na manhã desta quarta-feira (27/01) ele participou de um sobrevoo na área de busca junto das equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

O Cônsul agradeceu e reconheceu, em nome do povo argentino, todo o esforço que está sendo realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar para que os cidadãos argentinos sejam encontrados.

Entenda o caso

Na última sexta-feira (22/01) o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina recebeu uma solicitação de busca a três pessoas desaparecidas na região Norte de Florianópolis (Bairro Ingleses). Familiares comunicaram o desaparecimento de um homem adulto e duas crianças (de nacionalidade Argentina), que teriam saído para fazer uma trilha entre a Praia dos Ingleses e o Costão do Santinho e não retornaram.

Javier Caballero Grego, 42 anos (desaparecido).

Trinidade Caballero Grego, 07 anos (desaparecida).

Candelária Caballero Grego, 09 anos (encontrada com vida).

Foram realizadas buscas durante toda a madrugada de sexta-feira para sábado (23/01). Pela manhã uma criança foi avistada por um pescador, no costão que liga a praia dos Ingleses à do Santinho. Essa criança foi resgatada pelo helicóptero Arcanjo-03 e levada ao Posto de Salvamento da Praia do Santinho, onde já aguardavam os médicos. A menina (de 9 anos) revelou ter visto a irmã caindo nas pedras e, na sequência, seu pai teria tentado resgatá-la, quando perdeu contato visual com os dois. A criança resgatada não sabia se os dois caíram na água ou nas pedras. As buscas continuaram durante todo o dia, por água e terra, porém nada foi encontrado. Além disso, o Consulado Argentino contatou a Central de Operações do CBMSC solicitando informações para que pudessem prestar apoio às buscas.

Após a localização da menina foram determinados pontos de mergulho e buscas dirigidas, além da conclusão da varredura das buscas por terra. A partir daí os esforços foram direcionados para a procura na água, mas sempre observando os costões. Guarnições permanecem mobilizadas no local por terra, água e mar.

“Todos os esforços técnicos possíveis estão sendo realizados em prol da localização destas duas pessoas o mais rápido possível”, explica o comandante da 1ª Região Bombeiro Militar (1ª RBM), Tenente Coronel BM César de Assumpção Nunes.

Imagens do helicóptero Arcanjo-03 sobre o local onde a menina Candelária foi encontrada:

Créditos: CCS do CBMSC / Com informações: 1° Tenente BM Anderson Ciotta – Ajudante de Ordens do Comandante-Geral