Força-Tarefa 01 e equipes do CBMSC em Florianópolis atuam em ocorrência de estrutura colapsada

Na última terça-feira, 25, a Força-Tarefa 01 foi acionada em Florianópolis para atendimento de uma ocorrência de desabamento de um prédio residencial de dois andares, com quatro apartamentos.

2705 FT 01

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado por volta das 8h30min da manhã, em Florianópolis, em que as equipes de Canasvieiras, do Grupamento de Busca e Salvamento, aeronave Arcanjo 01 e o Comandante de Área foram empenhados, já que o solicitante falou de uma possível explosão de gás GLP (gás de cozinha).

2705 FT 01 1

Ao entender a proporção da situação, o Comandante de Área, Tenente Guilherme Cesário, acionou a equipe da Força-Tarefa 01, por se tratar de busca e resgate em estrutura colapsada (BREC), exigindo ferramentas, técnicas e equipe de atuação em evento extremo.

A residência com dois andares desabou, exigindo também que as duas residências próximas fossem desocupadas e o local foi totalmente isolado. Cinco minutos antes do evento ocorrer, uma mulher de 56 anos, havia sido contatada pela irmã por telefone, o que aumentava os indícios de ter alguém embaixo dos escombros.

2705 FT 01 2

Além da Força-Tarefa 01, também foi solicitado suporte do binômio (bombeiro militar + cão de busca), formado pelo cabo Willian Valdeley e Marley, do 10º Batalhão de Bombeiros Militar, em São José. Para atuar nesta situação é preciso que a dupla tenha sido aprovada na prova de busca urbana, certificação que eles possuem.

2705 FT 01 4

A FT 01 trabalhou com as técnicas de BREC, com ferramentas específicas, além da utilização da miniescavadeira do CBMSC, além de uma retroescavadeira da Prefeitura de Florianópolis. Foram mais de 14 horas de trabalho, preconizando a segurança das equipes e atuando com a possibilidade de a vítima estar viva. Porém, por volta das 22h30min, as equipes encontraram a mulher sem vida, embaixo dos escombros.

2705 FT 01 5

Foram empenhados nesta ocorrência, ao longo do dia, cerca de 40 bombeiros – militares e comunitários, uma equipe de Força-Tarefa (FT 01), aeronave Arcanjo 01, um binômio (bombeiro militar + cão de busca).

2705 FT 01 6

O local foi isolado, para que a perícia fosse iniciada na manhã posterior ao ocorrido. O laudo com as causas da ocorrência sairá em até 30 dias.

Treinamentos constantes

É rotina das Forças-Tarefa do CBMSC o treinamento constante, com o objetivo de manter a equipe sempre preparada para atuar nas mais diversas ocorrências, principalmente aquelas que não acontecem comumente.

2705 FT treinamento 1

Na última semana, na quinta-feira, 20, a FT 01 realizou um treinamento de BREC, em que foram repassados todos os procedimentos e protocolos envolvidos neste tipo de ocorrência, tais como: busca por vítimas - que visa identificar se há vítimas conscientes e a possível localização delas; procedimentos e funções dos membros da equipe - comando, segurança e resgatistas; rotinas de segurança; escoramento - que é a estabilização da estrutura para evitar que esta colapse sobre os envolvidos: resgatistas, socorristas, cão; utilização de ferramentas e técnicas para remoção de escombros.

2705 FT treinamento

Estes treinamentos visam também a integração das equipes para um atendimento mais ágil e seguro, seguindo os protocolos. E menos de uma semana depois, a ocorrência real colocou em prática aquilo que foi estudado e simulado, comprovando a necessidade de constantes atualizações.

Texto: B5 da FT-01
Imagens: Soldado Jackson Jacques