PESQUISAR

Equipe de São José atende ocorrência de engasgamento de recém-nascido

 

Na tarde do último domingo,15, a equipe de plantão do 10º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), com sede em São José foi acionada para uma ocorrência de engasgamento de um recém nascido de apenas cinco dias no bairro Campinas. Enquanto a ambulância Auto Socorro de Urgência (ASU), com o cabo Cameu, a soldado Aline e o bombeiro comunitário Eder se deslocava ao local, o atendente da Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM) repassava, por telefone, as orientações aos familiares acerca dos procedimentos de desobstrução de vias aéreas por corpos estranhos. Contudo, mesmo com o empenho do bombeiro militar por telefone, a recém-nascida estava inconsciente quando a equipe chegou ao local.

 

1708 São José

 

Conforme relato da soldado Aline "quando chegamos a mãe estava com o bebê nos braços no hall de entrada do condomínio, peguei a recém-nascida, fiz um estímulo e ela não respondeu, estava inconsciente. Durante o segundo ciclo de manobras ela chorou. Levamos para dentro do ASU, mantivemos aquecida e lateralizada, na sequência chegou o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que auxiliou para a desobstrução total da criança", explica.

 

1708 São José 1

 

Após avaliação do médico da unidade avançada do SAMU, a recém-nascida ficou aos cuidados dos familiares. Além da equipe do ASU-439, participaram do atendimento duas equipes do SAMU, Unidade de Saúde Básica (USB-04), com a técnica de enfermagem Janice e condutor André Martins e Unidade de Saúde Avançada (USA-04), com o médico Mário Zunino, enfermeira Kellen e condutor Jonas.

 

Créditos:
Texto:1º Tenente Luiz Gustavo Bonatelli
Imagens: Divulgação CBMSC/SãoJosé
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193