PESQUISAR

Incêndio de grandes proporções no município de Xaxim

 

Na tarde do último dia 2, às equipes de plantão do 14º batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foram acionadas para atendimento de ocorrência de incêndio no município de Xaxim. Ao confirmar a natureza do sinistro e a proporção, efetivo de outros quartéis e dos batalhões da 3ª Região de Bombeiros Militar passou a ser mobilizado.

 

1010 Xaxim

 

O combate às chamas levou 19 horas, mantendo-se ainda intervenções por parte das equipes por outras 24h nas atividades de rescaldo e monitoramento de pontos de reignição de acesso dificultoso.
Mais de 1 milhão de litros d'água foram gastos na operação para controlar as chamas. No total, 70 bombeiros entre militares e comunitários atuaram em revezamento no combate ao fogo.

 

1010 Xaxim 1

 

O incêndio consumiu praticamente toda uma área edificada de um dos três blocos do parque fabril, totalizando aproximadamente 13 mil metros quadrados de área sinistrada da indústria de embalagens e outros produtos. No total, a empresa possui edificações em área superior a 50 mil metros quadrados. Havia muita matéria prima e produtos acabados dentro da estrutura sinistrada. A matéria prima era basicamente polipropileno, material de fácil combustão que resultou num incêndio de grandes proporções e de difícil combate.

 

1010 Xaxim 2

 

De toda a área edificada foi possível preservar parte da estrutura do setor administrativo da empresa e proteger um tanque instalado nas adjacências da edificação contendo 15 mil litros de solvente. Além disso, atenção redobrada foi dispensada para proteção e resfriamento de empresas vizinhas, os outros blocos e estrutura da própria empresa sinistrada, bem como diversos veículos que foram retirados das proximidades da edificação em chamas.

 

1010 Xaxim 3

 

No início do incêndio, cerca de 250 pessoas estavam no interior da fábrica e foram rapidamente evacuadas, de tal forma que somente 7 pessoas necessitaram de algum tipo de atendimento médico (2 atendidas e conduzidas pelo CBMSC com queimaduras e outras 5 pessoas deslocadas ao hospital por outros meios com intoxicação leve).

Seguem em ato contínuo os trabalhos de perícia, cujos desdobramentos estão em andamento.

 

Créditos:
Texto: B5 do 14º BBM
Imagens: B5 14ºBBM e Abner Ramos Photography
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193