Os Bombeiros Militares de Ituporanga realizaram um árduo resgate no último domingo (20/05). Dois cães caíram em um penhasco de aproximadamente 80 metros, na divisa entre Imbuia e Ituporanga (Rio dos Bugres) e ficaram presos entre as rochas. Um dos cães conseguiu sair dias depois de dentro da fenda. O outro, precisou de um resgate especializado para sair do local e ser devolvido á família.
Após o acionamento, a guarnição identificou o melhor ponto de partida para a realização do resgate. As atividades foram iniciadas no dia posterior, pois seriam necessárias técnicas de salvamento em altura; o local, de difícil acesso, não possuía iluminação noturna.
No dia seguinte (21/05), às 9h, uma equipe dirigiu-se até o local e foi informada que um cão já havia saído sozinho do penhasco e retornado para casa. Mas, o outro continuava preso entre as pedras. Com a ajuda de moradores locais, os Bombeiros percorreram uma trilha 2km com grande inclinação, levando os equipamentos de salvamento em altura até o alto da ribanceira.
Uma pequena clareira foi aberta e os cabos de salvamento foram ancorados, dando início à descida. O cão estava em uma fenda há cerca de 50 metros do ponto de ancoragem. A operação durou quase 6 horas, mas ao final, o cão, chamado carinhosamente pelos donos de “Neguinho”, já estava de volta ao lar.
Apesar da dificuldade da ocorrência, a operação foi um sucesso. Vários fatores favoreceram o êxito do resgate, como a motivação constante da equipe, habilidade e utilização de equipamentos adequados, experiência em atendimentos desta natureza e a colaboração dos moradores locais.
Créditos: Texto e Fotos: Soldado BM Luís Fernando Felipe Alves – B5 do 4º/3ª/5º BBM - Ituporanga