Somente nesta sexta-feira (08/06) duas novas vidas chegaram ao mundo com a ajuda dos Bombeiros Militares. O primeiro parto do dia foi em Lages, ainda durante a madrugada, quando os Bombeiros Militares do 5º BBM atenderam uma jovem de 23 anos, que havia acabado de dar à luz em casa. O recém-nascido ainda estava conectado ao cordão umbilical.
A guarnição realizou primeiramente o atendimento ao recém-nascido, cortando o cordão umbilical, fazendo assepsia e aquecimento com manta térmica. Numa primeira avaliação, os Bombeiros constataram que o bebê nasceu saudável, com seus reflexos iniciais preservados e respirando em boas condições.
A mãe estava grávida de 39 semanas. Ela e o recém-nascido foram levados com a ambulância ASU ao Hospital Tereza Ramos, para avaliação médica e descanso.
Durante a tarde, mais uma parturiente acionou o Corpo de Bombeiros Militar. Dessa vez foi em Itajaí, no bairro Murta. Uma mulher de 28 anos deu à luz ao segundo filho, no hall de entrada de um prédio. Ao chegarem ao local, os Bombeiros encontraram a mãe deitada com o bebê no colo. Os Militares verificaram que os sinais vitais dos pacientes eram estáveis e iniciaram os procedimentos de avaliação e corte do cordão umbilical do bebê.
Mãe e filho e foram levados ao Hospital Marieta Konder Bornhausen para cuidados médicos.
Estatísticas de atendimentos de parturientes pelo CBMSC
Apenas no período de Janeiro à Junho deste ano, na área do 5ºBBM em Lages, Batalhão onde aconteceu o primeiro parto do dia de hoje, as guarnições de serviço já atenderam a cerca de 40 ocorrências relacionadas a parturientes.
Já na circunscrição do 7ºBBM de Itajaí, os Bombeiros Militares realizaram, no mesmo período, 43 atendimentos. As ocorrências pesquisadas referem-se desde a condução de gestantes que entraram em trabalho de parto à maternidade, partos que são realizados em residências, ou atendimentos diversos a parturientes e gestantes.
Créditos: Soldado BM Luciano Rangel - B5 do 5ºBBM - Lages. Guarnição de Serviço - Itajaí. Foto de destaque: Internet.
Texto: Mônica Andrade- Estagíária CCS-CBMSC