PESQUISAR

Ocorrência em Itapoá reforça alerta ao utilizar fogo para se aquecer

Por volta das 08h35 da manhã desta quinta-feira, 28, a equipe de socorro do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Itapoá, foi acionada para o atendimento de um homem, que estava inconsciente no interior de um container, dentro de uma empresa. Após constatar a situação, os bombeiros encontraram uma pessoa deitada sobre a cama e com ausência total dos sinais vitais, já em rigidez cadavérica - sinal de que a morte havia ocorrido há algum tempo.

Segundo relato de uma testemunha,  a vitíma era mecânico e fazia parte do quadro de funcionários da empresa. Pela manhã, ao perceber que a porta do  container estava encostada, outros funcionários se aproximaram e ao abrir notaram a presença desta pessoa não responsiva, além de um forte odor de fumaça. Os bombeiros de plantão também encontraram um latão com com cinzas dentro do ambiente.

Após os procedimentos do CBMSC, a equipe entrou em contato com a Polícia Civil do Município para as medidas cabíveis.

Sobre a utilização de fogo para se aquecer:

Fazer fogueiras em ambiente fechado para aquecer é extremamente perigoso. Esta prática além de poder causar incêndios e também pode levar à morte.

No caso do ambiente sem circulação de ar, há uma substituição do oxigênio pelo monóxido de carbono, gás eliminado pela fogueira e, por não ter cheiro ou gosto, a pessoa nem percebe que está intoxicada. Na maioria das vezes a vítima perde a consciência e acaba morrendo, por continuar respirando o gás por muitas horas. 

Créditos:
Texto: 3º sargento Felipe Lucena Bitencourt
Imagens: Divulgação/CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193