PESQUISAR

CBMSC realiza perícia de incêndio no Parque da Serra do Tabuleiro

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) segue com os trabalhos de investigação e perícia no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Palhoça. Nos dias 10 e 11 de setembro, o local foi atingido por um incêndio de grandes proporções, que devastou cerca de 800 hectares de mata nativa e vegetação. O trabalho de análise sobre as causas do incêndio é promovido por investigadores do CBMSC em parceria com o Instituto Geral de Perícias (IGP), Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e Polícia Militar Ambiental (PMA).

20.09 IncendioTabuleiro

 

Após o combate efetivo do incêndio, em 11 de setembro, os profissionais deram início ao planejamento do serviço coordenado de investigação, em acordo com o IGP, IMA e PMA. Em seguida, foi realizado um estudo digital da área queimada, com a utilização de fotos aéreas (realizadas por drones e aeronave) e imagens de satélite, a fim de visualizar os danos causados pela propagação do incêndio e efeitos do combate.

Nesta semana, investigadores do CBMSC e IGP promoveram a coleta de depoimentos aos moradores da região e profissionais que atuaram no combate ao incêndio. Com os relatos, as instituições têm como objetivo obter informações sobre onde o incêndio começou e se há testemunhas de práticas criminosas. Ao final das entrevistas, os agentes do IGP e do CBMSC confrontarão os dados recolhidos.

20.09 IncendioTabuleiro3

 

Por fim, serão analisadas as marcas deixadas pelas chamas na vegetação e em objetos fixos, para definir o sentido de propagação do fogo e chegar a possivel área de origem. De acordo com o Tenente BM Vinícius, responsável pela investigação na área do 10º Batalhão Bombeiro Militar, em Biguaçu, as maiores dificuldades no momento são o nível de degração da vegetação e os recorrentes dias de chuva, que podem limpar marcas importantes para as análises. A grande extensão do território atingido também desafia a localização da origem do incêndio.

O prazo previsto para a conclusão do trabalho de perícia é de 30 dias.

20.09 IncendioTabuleiro2

 

Incêndio

A região da Serra do Tabuleiro registra frequentemente focos de incêndio, porém, em virtude da estiagem, fortes ventos e umidade, as chamas se alastraram com maior intensidade e rapidez, dificultando o trabalho de combate.

Após quase 48 horas de trabalho, as equipes do CBMSC, em conjunto com equipes do IMA e PMA, finalizaram o combate ao incêndio no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. A operação foi assumida pelo 10º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em São José, e empregou mais de 160 bombeiros militares e comunitários.

11.09 IncedioSerra2

 

Além dos militares do 10º Batalhão, também foram acionados bombeiros de Tubarão, Itajaí e Brusque e as Forças-Tarefa 04, do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Criciúma e a 13, do 13º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Balneário Camboriú.

 

11.09 IncedioSerra

 

O fogo que começou por volta das 10 horas de terça-feira, 10, continuou devastando o parque durante a noite e foi controlado às 6h da manhã de quarta-feira, 11. Porém, devido ao forte vento, as chamas retornaram de forma intensa, alastrando-se na região sul da unidade. À tarde, equipes por terra e pelo céu com os helicópteros Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, e Águia, da Polícia Militar, combateram os diversos focos espalhados pelo parque.

20.09 IncendioTabuleiro4

 

Créditos: Informações: Tenente BM Rudini, Tenente BM Vinícius e Melina Cauduro - Jornalista. Fotos: Batalhão de Operações Aéreas e 10ºBBM/CBMSC. Texto: Mônica Andrade - Estagiária CCS CBMSC.
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193