Quedas de granizo e fortes ventos assolam o município de Fraiburgo

Na semana passada (18/10) fortes chuvas, ventos e queda de granizo atingiram o município de Fraiburgo, pertencente ao 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM), com sede em Curitibanos. Foram dois casos de queda de granizo intenso: no dia 18 de outubro, terça-feira, por volta das 15h30min; o segundo, na noite do dia 19, por volta das 22h.

Na manhã de quinta-feira (20/10), foi realizada reunião com vistas à resposta e à recuperação da cidade. Entre as entidades envolvidas estiveram presente o Governador do Estado, Raimundo Colombo, o Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, o Subcomandante Geral do CBMSC, Coronel BM Flávio Rogério Pereira Graff, o Comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM), Tenente Coronel BM Paulo Diniz Arruda Nunes, o atual Prefeito de Fraiburgo, Ivo Biazollo, a futura Prefeita da cidade, Claudete Gheller Mathias e outros representantes das entidades envolvidas nos atendimentos à população de Fraiburgo.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) mobilizou 2 equipes de Força Tarefa, a 02 (2º BBM) e a 05 (5º BBM, com sede em Lages) para atender a população atingida.

Foram registradas 9 ocorrências de queda de telhado na cidade, dentre as quais, uma culminou em óbito. Desde o início da operação, aproximadamente 2.000 pessoas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) para fazer a retirada de lona (aproximadamente 35 metros por pessoa) no quartel de Fraiburgo, para a proteção prévia de seus bens avariados pelo evento adverso, totalizando 81 rolos de lona. A Defesa Civil Estadual enviou um caminhão com telhas para serem distribuídas entre a população que tiveram avarias em suas residências.

Somente na agricultura, as perdas do município já ultrapassam a cifra de R$ 9 milhões. Em reunião na Prefeitura na terça-feira, envolvendo as entidades atuantes no atendimento do evento adverso, foi definido que será decretado Situação de Emergência.

Diante dos fatos ocorridos, o CBMSC adverte a população que as lonas doadas devem ser utilizadas para proteção temporária de bens e que a manutenção nos telhados das residências deve ser feita de modo seguro e em momento condizente para tal.

Créditos: 2º Tenente BM Michel Pires de Araújo / Comandante do 2º/3ª/2º BBM