No dia 06 de agosto, equipes do 6º Batalhão (Chapecó), 12º Batalhão (São Miguel do Oeste) e 14º Batalhão (Xanxerê) deslocaram-se para a barragem Foz do Chapecó, no município de São Carlos, a fim de continuar buscas por dois corpos desaparecidos desde o dia 31 de julho. Na semana anterior, segundo relatos, três jovens pescavam em área restrita próximo ao vertedouro quando foram o motor da embarcação parou de funcionar e os jovens naufragaram. As buscas superficiais já haviam sido iniciadas naquele fim de semana.
Os mais de quinze bombeiros militares envolvidos iniciaram briefing sobre a operação às 06h00 no quartel de São Carlos e logo deslocaram-se para a barragem. Lá, foram informados de que um dos corpos foi localizado em uma das margens por pescadores. Para buscar o outro, as comportas mantiveram-se fechadas por quatro horas, período máximo em que, por questões ambientais, poderiam permanecer assim. Houve apoio aéreo da aeronave do Serviço Aeropolicial de Fronteira (Saer/Fron) da Polícia Civil.
Após esse tempo não foi mais possível realizar busca subaquática no local devido ao risco decorrente da vazão de água e pelo tempo em que os mergulhadores permaneceram submersos. As buscas se mantiveram até o dia 08 de agosto, quando o segundo corpo foi encontrado.
Segundo o 1º Tenente BM Michael Magrini, que comandou as atividades de mergulho, esta foi a maior operação subaquática ocorrida no Oeste de Santa Catarina.
Créditos: Aspirante a Oficial BM Ramon Phillipy Coelho - Auxiliar do B-5 do 6º BBM