PESQUISAR

CBMSC auxilia combate a incêndio no Parque do Rio Vermelho, em Florianópolis

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) informa que, em apoio a Polícia Militar Ambiental (PMA), segue empenhado no combate a focos de incêndios florestais na região do Parque do Rio Vermelho, em Florianópolis. Na tarde desta quarta-feira (28), oito Bombeiros Militares e um Comunitário, lotados na Barra da Lagoa, foram deslocados para a região, acompanhados do Comandante de Área e equipe do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) com a aeronave Arcanjo-01. Além da equipe, um caminhão Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR), uma viatura Auto Busca e Salvamento (ABS) e uma Auto Resgate (AR) foram encaminhados para o Norte da Ilha.

 

28.08 IncendioRVermelho2

 

Histórico de ocorrências

O incêndio teve início no sábado (24), quando bombeiros do 1º Batalhão Bombeiro Militar (1ºBBM) foram acionados pela PMA para o primeiro auxílio no combate às chamas.

A atuação levou cerca de uma hora e exigiu 60 lançamentos de Bambi Bucket (tipo de cesto com lona suspenso por cabos, com capacidade para 450 litros), totalizando o uso de 27 mil litros de água do mar, transportados através do helicóptero Arcanjo-01.

Na manhã de domingo (25), a equipe do CBMSC realizou um sobrevoo na região do Rio Vermelho e identificou mais dois focos de queimadas na região. O combate exigiu empenho de 27 Bombeiros Militares e Comunitários, além da aeronave Arcanjo, viaturas tracionadas e ferramentas para acesso ao local de mata.

De acordo com o Comandante do 1ºBBM, Tenente-coronel Diogo Bahia Losso, o trabalho foi intensificado no dia 25. “Apenas na região da Ilha, sem contar a parte continental de Florianópolis, foram atendidas 10 ocorrências com focos de incêndio florestal, entre ‪às 08h‬ de sábado e ‪00h‬ de domingo. Tivemos um período do dia em que todos os caminhões ABTR estavam empenhados neste tipo de ação”, explica o Comandante.

 

28.08 IncendioRVermelho

 

Na segunda-feira (26), o Tenente-coronel Losso participou das operações de combate a incêndio e realizou 22 lançamentos de água com Bambi Bucket, transportados pelo Arcanjo-01. As chamas chegaram a ser extintas e recomeçaram, provavelmente devido a um incêndio subterrâneo. “A permanência do fogo é causada por substratos de matéria orgânica (acícula - parte jovem de ramos vegetais - e resina da árvore pinus) que só será extinto totalmente com chuvas”, declarou.

No final da tarde de terça-feira (27), a Polícia Militar Ambiental acionou a Cobom (Central de Operação Bombeiro Militar) do CBMSC para apoio em um novo foco de incêndio. O trabalho de combate foi realizado com abafadores e batedores, com a saída da equipe apenas após a extinção das chamas. De acordo com a guarnição que esteve no local, a área de combate possui cerca de 500m de extensão e o trabalho levou quase duas horas.

As equipes do CBMSC e PMA seguem atuando e monitorando o município, a fim de combater e prevenir novos focos de incêndios florestais.

 

Prevenção:

- Evite queimadas, seja para plantio ou queimadas de lixo, em áreas próximas a vegetação ou terrenos;

- Não jogue cigarros em áreas próximas a rodovias;

- Não acenda fogueiras;

- Esteja atento para instalações elétricas mal feitas ou sem manutenção, próximas a áreas florestais.


Em caso de ocorrências com fogo em vegetação, acione o Corpo de Bombeiros Militar por meio do telefone 193. Veja mais dicas e como agir em casos de incêndios florestais clicando aqui.

 

 

Créditos: Mônica Andrade - Estagiária CCS CBMSC. Informações: Tenente-coronel Diogo Bahia Losso - Comandante do 1ºBBM
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193