PESQUISAR

Salvamento de baleia presa em rede de pesca na praia central de Barra Velha

 

Uma baleia ficou presa em uma rede de pesca, na manhã desta última quinta-feira, 1º, próximo a praia central de Barra Velha. Por volta das oito horas da manhã, o animal foi avistado por pescadores que deram o alerta.

A guarnição de busca e resgate aquático deslocou até o local, a cerca de seiscentos metros da praia, próximo a conhecida laje da praia central quando foi constatado tratar-se de uma baleia, da espécie jubarte, de aproximadamente dez metros de comprimento, que estava presa a uma rede de pesca a qual havia sido ancorada irregularmente no local.

 

0607 Barra Velha

 

Após quase uma hora cortando cabos, a guarnição composta pelo subtenente Evandro e soldado Costa embarcados na moto aquática Flamboyant e, utilizando manobras com o veículo, conseguiram fazer com que o cabo principal, que estava preso à boca do animal e ao redor de seu corpo, se soltasse para que o baleia seguisse destino.

O risco de operação como esta é que o animal mesmo sendo dócil, sendo de grande porte, ou seja, pode facilmente ultrapassar dez toneladas, ao realizar um simples movimento, pode trazer risco de vida ao mergulhador. Outro risco é devido à rede de pesca, em que há sérias possibilidades de o mergulhador, estando nadando à sua volta, fique preso a rede e seja puxado para o fundo quando a baleia submerge.

 

0607 Barra Velha 1

 

O diretor da Defesa Civil de Barra Velha, fez contato com o órgão ambiental do município, o Fundema e a Polícia Militar Ambiental para as medidas cabíveis de fiscalização e apreensão das redes irregulares.

 

Créditos:
Texto: Subtenente Evandro Ribeiro Rodrigues
Imagens: B5 do CBMSC/Barra Velha
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193