No dia 29 de julho foi realizado um importante simulado através de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o maior centro de distribuição instalado no município de São José. A operação contou com o apoio da guarnição de serviço do 10º Batalhão de Bombeiros Militar que esteve empenhada juntamente com a equipe de brigadistas do depósito. No atendimento foram empenhadas as viaturas ABTR-117, ASU 439 e AR 75.
O Centro de Distribuição (CD) está localizado no bairro Areias em São José e tem 97 mil metros quadrados de área, sendo 65 mil metros quadrados de área construída.
Na situação, foi simulado um incêndio e executado o Plano de Emergência, em que os colaboradores deveriam deixar o local pelas portas de emergência e se concentrar no ponto de segurança, sinalizado na frente da entrada principal do centro de distribuição.
A ação de incêndio simulada pegou de surpresa os 350 funcionários no T1 e 250 colaboradores no T2 , de um total de cerca de 800 funcionários, que trabalham por turno no local. Ao acionar o alarme de incêndio, imediatamente, o Corpo de Bombeiros foi acionado pelo telefone de emergência 193 e as viaturas deslocaram para a cena da ocorrência simulada. Dentro do prédio, os brigadistas voluntários da empresa começaram a evacuar a área, garantindo a segurança das pessoas. Aos poucos, os colaboradores foram deixando o local, pelas 10 saídas de emergência sinalizadas na edificação.
Por fim, os brigadistas, num total de 30 colaboradores por turno de serviço, fizeram uma inspeção nas áreas internas do prédio para constatar que não havia ninguém mais no local. Toda evacuação da área levou 10 minutos e 5 segundos para acontecer no T1 e 7 minutos e 44 segundos no T2. Tempo previsto como sendo ideal dentro do Plano Emergencial da edificação, considerada de alta complexidade pelo CBMSC, em virtude do tamanho da estrutura.
O técnico de segurança do trabalho, Paulo Sérgio D. Pacheco Jr., comandou a atividade de evacuação. Ele explica que uma vez ao mês os colaboradores brigadistas voluntários são treinados para controlar possíveis situações de emergência dentro da empresa. “Pelo plano de emergência, assim que a área for evacuada e os colaboradores estiverem em segurança, nós já começamos a acionar os sistemas preventivos para iniciar combate ao fogo”, disse Paulo.
Créditos:
Texto: Laurieti Delgado
Imagens: Divulgação CBMSC/São José
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina