Nesta última quinta-feira, 28, a equipe da Força-Tarefa 6 (FT-06), com sede em Chapecó, participou de mais um treinamento mensal para aperfeiçoamento de técnicas e recepção dos novos membros após atualização do efetivo.
O treinamento teve como foco técnicas de resgate no campo de Salvamento em Altura e foi realizado em uma pedreira na área rural do município de Pinhalzinho, sede da 2ª/6ºBBM. Com efetivo representando todas as Companhias do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, o conhecimento abordado e que será replicado em todas as OBMs consistiu nas técnicas de resgate para “resgate com maca em tirolesa” e “resgate com sistema de movimentação Octopus”.
Em uma das técnicas foi abordada a montagem de estabelecimento, ancoragem e tirolesa, que permite o acesso a vítimas em áreas com declive acidentado ou mesmo abaixo de encostas, assim como a sua estabilização e remoção até o atendimento pré-hospitalar de forma segura e eficiente. Já na segunda técnica aplicada, o sistema montado Octopus permite a movimentação vertical e horizontal do resgatista sobre uma grande área, dando autonomia para o resgate de vítimas e acesso dinâmico com controle total da sua movimentação em altura.
Esteve presente o coordenador da Força-Tarefa Estadual, tenente-coronel Walter Parizotto, que apoiou a atividade e orientou os novos membros da equipe para que continuem buscando o aprimoramento técnico e logístico da FT – 06 .
O treinamento rotineiro das equipes especializadas permite a atuação técnica e eficiente em situações que fogem às ocorrências rotineiras das guarnições do CBMSC, como foi o ocorrido com a FT-01 em atendimento a uma ocorrência de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas nesta semana na cidade de Florianópolis.
Créditos:
Texto: Cabo Felipe Santiago Amaro Correa
Imagens: Divulgação B5 do 6ºBBM
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina