Nos dias 23 e 24 de julho, integrantes da Força-Tarefa (FT-12) pertencentes ao 12º Batalhão de Bombeiros Militar e os soldados que chegaram recentemente ao 12° Batalhão, participaram de uma instrução de nivelamento, aclimatação e aprimoramento.
A atividade foi realizada nas cidades de Mondaí e Riqueza, no extremo oeste do estado e teve como objetivo aprimorar as técnicas dos bombeiros militares, no que se refere às atividades de busca e salvamento terrestre e combate a incêndios florestais.
Com uma duração de aproximadamente 36 horas, as equipes primeiramente receberam orientações referente às técnicas de busca terrestre com a utilização conjunta de equipamentos eletrônicos e aplicativos, que auxiliam na procura de vítimas que estejam perdidas, e posteriormente realizaram atividades práticas de busca e resgate terrestre, com um cenário simulado de uma vítima desaparecida. Além disso, foi realizado ainda um treinamento teórico e prático de combate a incêndio florestal, utilizando um conjunto de materiais e equipamentos de forma simultânea, além de técnicas e táticas para controle e extinção do fogo.
O treinamento foi o coordenado pelo capitão João Rudini Sturm, Comandante da FT-12, e pelo 2º tenente Jackson Luís Kreutz, Subcomandante da FT-12 e contou ainda com a participação do 2° sargento Laucir Berlanda, oriundo do 14°BBM de Xanxerê, como um dos instrutores. Além do mais, uma equipe composta por 4 sargentos e 3 bombeiros comunitários prestou apoio logístico para a desenvolvimento do exercício, que foi acompanhado de perto pelo Comandante do 12º BBM, tenente-coronel Alcione Amilton de Fragas.
Créditos:
Texto: B5 do 12ºBBM
Imagens:Divulgação CBMSC/São Miguel do Oeste
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina