PESQUISAR

Tubarão: Novas tecnologias são empregadas no combate a incêndio

 

Na semana passada (03 e 04/03), o efetivo do 3º Batalhão de Bombeiros Militar realizou um treinamento de combate a incêndio no município de Tubarão.

O treinamento contou com a utilização de novas tecnologias nas oficinas de Espaço confinado, Busca de vítimas, Ventilação do local sinistrado e Combate a incêndio em líquidos e gases inflamáveis.

Os participantes tiveram a oportunidade de se comunicar por meio de laringofone, um dispositivo de comunicação por transmissão de sons pela vibração das cordas vocais. Os laringofones podem ser utilizados internamente ao Equipamento de Proteção Respiratória (EPR) e não captam ruídos do ambiente, fazendo com que a comunicação seja eficiente, auxiliando na segurança da operação.

Durante o treinamento foi utilizado uma câmara térmica para detecção de temperatura ambiente e localização de vítimas. Esse equipamento permite ao combatente verificar a temperatura no local sinistrado e constatar potenciais riscos, como a atmosfera perigosa, que pode entrar em auto ignição dependendo da concentração dos gases inflamáveis e de sua temperatura. Outra função é o auxílio na localização de  vítimas e também de definir características do ambiente interno da edificação, através de um visor que permite a identificação independente da presença de fumaça no ambiente.

O objetivo da instrução foi realizar a atualização e capacitação continuada do efetivo, propiciando-lhes a oportunidade de rever e praticar técnicas de combate a incêndio, bem como, demonstrar a efetividade da inserção de novas tecnologias nas atividades bombeiris.

 

 

Crédito: Aspirante BM Jefferson Machado - Subchefe da Comunicação Social do 3º BBM

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193