PESQUISAR

3º batalhão realiza vistoria técnica e ações preventivas na Oktoberfest

O mês de outubro marca uma das principais festas de Santa Catarina. Em Blumenau, a tradicional Oktoberfest chega a 36ª edição reunindo moradores e turistas de todo o país no maior evento alemão das Américas.

Para garantir a segurança de mais de 500 mil visitantes em 10 dias de festa, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) promoveu vistorias técnicas nas estruturas móveis, além de análise prévia nas instalações do Parque Vila Germânica. O desfile inaugural será realizado nesta quarta-feira (9), com encerramento das festividades em 27 de outubro.

 

01.10 Oktober

 

O 3º Batalhão Bombeiro Militar com sede em Blumenau atua permanentemente no município e estará presente no trabalho de gerência da equipe de brigadistas do evento.

Cerca de 20 profissionais particulares serão empenhados por dia, promovendo a prevenção e auxílio direto aos participantes. No sábado, dia com maior reunião de público, quatro alunos sargentos e dois cadetes do Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) também estarão presentes.

A aproximadamente 500m do local da festa está sediado o quartel do 3ºBBM, com viaturas e equipe de bombeiros preparados e à disposição da comunidade. Antes do evento, foram realizadas vistorias técnicas conforme Instruções Normativas (INs) emitidas pelo CBMSC.

 
Prevenção

Conforme Instrução Normativa nº 24/DAT/CBMSC, para a liberação de funcionamento atestada pelo CBMSC é necessária apresentação do projeto aprovado ou relatório de regularização da edificação, além de atestado de vistoria para habite-se e funcionamento e manutenção, com validade de até um ano, entre outras exigências.

Eventos com instalações transitórias são previamente analisados e aprovados mediante apresentação de projeto ou relatório de regularização, conforme a complexidade da estrutura.

Na vistoria, são verificados: sistema de extintores e hidráulico preventivo, instalações de gás combustível, saídas de emergência, carga de incêndio e alarme de detecção, iluminação de emergência, sinalização de abandono de local e materiais de acabamento e decoração, que devem ser não propagantes ou incombustíveis (que não peguem fogo).

01.10 Oktober2

 

Para instalações transitórias, o teto deve ser incombustível e o piso plano e firme. Em caso de barracas, o uso de gás GLP é restrito a botijões de 5 e 13 kg devidamente aprovados, para uso apenas em áreas arejadas.

Instalações permanentes têm lotação máxima definida e saídas de emergência proporcionais às medidas do local. Portas e portões de acesso, saída e descarga também possuem medidas preestabelecidas.


A Instrução Normativa 01 (artigo 137, parágrafos 1º e 2º) determina ainda a divulgação dos principais procedimentos de emergência de forma clara e ostensiva perante o público, antes do início do evento.

Durante a apresentação, devem ser expostos o local onde ficam os extintores, saídas de emergência, capacidade de público e demais orientações. Em eventos de longa duração, as informações devem ser repetidas a cada três horas.

 

 

Créditos: Mônica Andrade - Estagiária CCS. Fotos: Daniel Felipe Nogueira - Estagiário B5 3ºBBM.
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193