PESQUISAR

Notícias

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está trabalhando desde a tarde de ontem, 30, para auxiliar a população e minimizar os estragos dos fortes ventos e chuvas decorrentes do ciclone “Bomba”, que atingiu o estado.

Os principais registros recebidos pelo CBMSC foram de queda de árvore e destelhamento. Todos os batalhões registraram ocorrências, empregando mais de 1.450 bombeiros militares, 674 bombeiros comunitários, 402 viaturas, além de duas equipes de Força-Tarefa e um cão de busca acionados.

Óbitos registrados até o momento

Até a tarde desta quarta-feira, 01, nove óbitos foram confirmados em Santa Catarina, além de dois desaparecimentos.
- Chapecó: uma idosa, de 78 anos, vítima de queda de árvore;
- Santo Amaro da Imperatriz: um homem, atingido por fiação elétrica;
- Tijucas: 03 vítimas após desabamento de galpão;
- Ilhota: um homem de 59 anos;
- Governador Celso Ramos: um homem de 57 anos;
- Rio dos Cedros: um homem de 73 anos;
- Itaiópolis: mulher, 37 anos, vítima de queda de árvore.

Seguem desaparecidas duas vítimas, uma na cidade de Canelinha e outra na cidade de Brusque. Na cidade de Brusque, mergulhadores do CBMSC estão em busca de um homem que caiu de uma ponte pênsil.

Emprego do cão de busca

Na noite de terça-feira, 30, o binômio (bombeiro militar e cão de busca), formado pelo Cabo Carlos de Souza e a cadela Zaara foi empregado para suporte à Força-Tarefa 13, na busca de uma das três vítimas do desabamento de um galpão na cidade de Tijucas. A dupla foi certificada para este tipo de ocorrência em 2019.

A situação também demandou a utilização de técnicas de busca e resgate em estruturas colapsadas (BREC) e também maquinário.

Fotos e vídeos das ocorrências: CLIQUE AQUI

Créditos:
Texto: Melina Cauduro - Jornalista
Fotos: Divulgação/CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

 

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atua para auxiliar a população nas cidades atingidas pelos fortes ventos e chuvas.

Todas as regiões foram afetadas, desde o início da tarde desta terça-feira, 30, e todos os batalhões foram acionados. Os principais registros recebidos pelo CBMSC foram de queda de árvore e destelhamento.

Óbitos registrados até o momento

Até às 18h desta terça-feira, três óbitos foram registrados pelo CBMSC, uma idosa de 78 anos, que faleceu em Chapecó atingida por uma árvore. Um homem, em Santo Amaro da Imperatriz, que foi atingido por fios de alta tensão. Em Tijucas a Força-Tarefa 13 foi acionada para uma ocorrência de Busca e Resgate em Estrutura Colapsada (BREC), com registro de um óbito em Tijucas, além de uma pessoa desaparecida. A ocorrência no município está em andamento.

Os principais registros recebidos pelo CBMSC foram de queda de árvore e destelhamento.

Situação por Batalhão de Bombeiros Militar:

1º BBM – sede Florianópolis:

Queda de árvore em via pública no Estreito, no Morro da Lagoa. Poste caído sobre veículo no Rio Tavares. Árvore caída sobre veículo próximo ao Horto Florestal, com danos na rede elétrica. Árvore caída sobre a via no Pantanal, na SC 401 na entrada de Jurerê e sobre 02 residências no Saco dos Limões.

2º BBM – sede em Curitibanos:

Na área do 2º BBM, em Curitibanos, houve um temporal, por volta das 15h e as equipes do CBMSC já distribuíram lonas para mais de 95 famílias que foram ao BBM retirar. As cidades de Curitibanos, Campos Novos, Santa Cecília, Videira, Monte Carlo, Fraiburgo Lebon Régis, Rio das Antas e Tangará foram atingidas, até o momento sem vítimas.  Todos municípios da circunscrição ficaram sem luz.

3º BBM – sede em Blumenau

Blumenau teve destelhamentos, queda de arvores. Brusque ventos fortes, com queda de árvores - uma caiu em cima da perna de um trabalhador, suspeita de fratura e de placas, destelhamentos e vidros quebrados. Guabiruba queda de árvores.

4º BBM – sede em Criciúma
Diversas ocorrências envolvendo vendavais na região, queda de poste de TV na subida do morro Mina Brasil, queda de postes de energia. Queda de árvore também em Siderópolis. Idosa sozinha em residência em Treviso solicitando apoio por medo de vendaval estar derrubando árvores em sítio.

5º BBM – sede em Lages
Equipes em atendimento a diversas ocorrências relacionadas a quedas de árvore e outras resultantes do temporal.

6º BBM – sede em Chapecó
O 6º BBM, com sede em Chapecó, também possui registros, inclusive um óbito, de uma idosa de 78 anos, por conta de uma árvore que caiu na residência. Diversas cidades afetadas, com destelhamento e quedas de árvores.

7º BBM – sede em Itajaí
Queda de árvores, destelhamentos, sem vítimas.

8º BBM – sede em Tubarão
Chuvas e fortes ventos atingiram a região a partir das 15h35min. Foram registradas 6 ocorrências: 1 incêndio em residência, 5 quedas de árvores sobre rede elétrica, veículos, vias e residência. Municípios atingidos: Tubarão, São Ludgero, Braço do Norte e Imbituba.

9º BBM – sede em Canoinhas
No 9º BBM, as cidades de Porto União, Canoinhas, Major Vieira, Mafra e Papanduva atenderam uma série de ocorrências de queda de árvore e destelhamento. A região registrou Vento forte com chuva e granizo, boa parte dos municípios está sem energia elétrica.

10º BBM – sede em São José

Ventos fortes em toda a região. Falta de luz e queda de árvores em toda a área. Em Governador Celso Ramos uma árvore de grande porte bloqueia o acesso via Armação.  Em Santo Amaro da Imperatriz tivemos um óbito de um homem, por conta de uma árvore de grande porte que caiu sobre rede de alta tensão, com isto a fiação atingiu pedestre. Em Palhoça queda de árvore sobre a via, na Guarda do Cubatão. Atingiu rede de alta tensão. Pessoas ficaram presas dentro de um banco e uma árvore está caída na via geral da Pinheira. Em São José uma árvore está caída sobre residência em Areias, ao lado da Cavalaria PMSC.

11º BBM – sede em Joaçaba
Joaçaba, 11º BBM, ocorrências distribuídas em todas as cidades. Situação sendo normalizada.

12º BBM – sede em São Miguel do Oeste
Na região de São Miguel do Oeste, a situação está mais controlada, os principais atendimentos já foram realizados, restabelecendo a normalidade. Situação mais grave no município de Mondaí, com mais casos. Sem reporte de vítimas.

13º BBM – sede em Balneário Camboriú
Balneário Camboriú, São João Batista e Tijucas registraram ventos fortes e destelhamentos.

14º BBM – sede em Xanxerê
A equipe de Força-Tarefa do 14º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM)com sede em Xanxerê, foi acionada no início da tarde, no município, principalmente por conta das árvores derrubadas em rodovias e em casas.

15º BBM – sede em Rio do Sul

Ocorrências de destelhamentos e quedas de árvores sobre residências e ruas. Situação mais grave no município de Rio do Sul, com mais ocorrências.

Apenas uma ocorrência com vítima, lesão leve (criança atingida por vidros após queda de árvore).

Confira imagens de algumas ocorrências clicando aqui.

Comunicação

Os fortes ventos dificultam também a comunicação, já que muitas cidades estão sem sinal de telefone e internet ou sem luz. Por isso, é solicitado que a população se mantenha em local seguro e protegido, mantenha a calma e tente acionar o CBMSC pelo telefone 193.

Créditos:Texto: Melina Cauduro - Jornalista
Fotos: Divulgação/CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

 

Foi finalizada a implantação do E-Bombeiro Web após mais de três anos desde a sua primeira versão, maio de 2017. Desde quarta-feira, 24/06, não há mais utilização da versão antiga do sistema de atendimento e despacho de emergências (“client”) no Estado, assim, o “E-Bombeiro Web”, que passa a se chamar “E-Bombeiro”, foi completamente implantado!

O projeto, despendeu muitos esforços do time da Divisão de Tecnologia da Informação (DiTI) com suporte, sustentação, gestão de ambiente, estudo de novas tecnologias e treinamento ao usuário final. Somente “Cursos de Atendentes de Centrais de Emergência” foram quase uma dezena de realizações, em diversas regiões do Estado, isso sem considerar as instruções em cursos de formação e aperfeiçoamento.

Quase uma dezena de realizações do Curso de Atendente de Central de Emergência realizados em todo o Estado

Todo esse trabalho da DiTI, empregado em um projeto de quase meia década, promove grande avanço para o CBMSC e para o Brasil, tendo em vista que outras corporações bombeiro militares, como CBMRS, também utilizam a ferramenta. E que, em virtude da adoção de plataforma de compartilhamento de código “software livre”, podem trabalhar em conjunto na melhoria do sistema, mesmo a milhares de quilômetros de distância.


O sistema que possui tecnologia de ponta, com arquitetura tecnológica nas últimas versões disponíveis, é “full-stack JavaScript”, o que significa que com uma única linguagem de programação o desenvolvedor consegue fazer a sustentação e evolução do produto, reduzindo a curva de aprendizagem e, consequentemente, o custo. Além disso, a tecnologia moderna traz segurança, estabilidade e abre caminho para o CBMSC continuar crescendo!
Como o sistema não é mais “desktop/client”, não há mais a necessidade de, em atualizações, fazer nova instalação em cada um dos computadores, um a um. Ou seja, uma atualização feita, já reflete para todos os seus usuários: menor custo de instalação e evoluções mais rápidas.

Em gestão de ambientes de TI, o sistema foi instalado com “high availability”, isso significa que o possui três servidores (nós) funcionando simultaneamente, assim, em caso de sobrecarga de utilização ou falha de um dos servidores outro já assume instantaneamente em seu lugar, sem nem mesmo o usuário perceber.

Entre diversos outros avanços, o projeto também possui um ambiente somente para testes, assim, o usuário e a equipe técnica pode experimentar novos recursos e alterações antes de enviar ao ambiente de produção.

Servidor somente para testes de novas funcionalidades

O sistema conta com inúmeras funcionalidades inovadoras e importantes, como o “autocompletar endereços e pontos de referências”, utilizando o recente contrato que a Divisão de Tecnologia da Informação “realizou com o Google”.

Com poucas letras digitadas, o atendente consegue obter o endereço completo da emergência garantindo mais velocidade ao atendimento, maior precisão no deslocamento e chegada à ocorrência, não havendo mais necessidade do efetivo manter uma base de endereços própria, o que dispende grande recurso humano.

Busca de endereço completo com poucas letras digitadas

Além da DiTI entregar o produto (software), no encerramento deste projeto, também inovamos entregando uma nova forma de suporte aos atendentes de centrais de emergência bombeiro militares e aos oficiais gestores da atividade do Estado.

Plantão 24/7 aos atendentes de centrais de emergência via chat

Agora, a nossa equipe está disponível 24/7, não somente via ligação telefônica, como também via o novo grupo de mensagens. Assim, os atendentes podem dar continuidade aos atendimentos às ligações de emergências enquanto solicitam auxílio à equipe técnica, podendo ter um apoio mais rápido com o envio de fotos, vídeos, áudios, etc., sem influenciar a qualidade do atendimento à população.


Parabéns a todos os envolvidos, parabéns ao CBMSC!

DiTI – Tecnologia, para nós, para todos!

 

Créditos:
Texto: Divisão de Tecnologia da Informação
Fotos: Divulgação/CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

No intuito de garantir a segurança dos profissionais e da população, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), desde o início da operação, vem adotando as medidas de controle e de prevenção aos casos do novo coronavírus.

Desde o primeiro decreto emitido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, em março, a corporação modificou a rotina das equipes de plantão, bem como o expediente, criando uma reserva técnica, com profissionais na modalidade home office, que poderá ser acionada para caso algum bombeiro precise ser substituído. O atendimento administrativo ao público externo foi restringido, de acordo com as normas de segurança, para evitar as aglomerações nos quartéis.
Outra ação foi o afastamento daqueles profissionais que pertencem ao grupo de risco, para trabalho remoto.


“A principal intenção é garantir a segurança dos nossos profissionais e da população, para que jamais fique desassistida. Todas as decisões tomadas pelo Comando-Geral, por meio de ordens e procedimentos internos expedidos, seguem as determinações dos decretos do governador do Estado, bem como as situações municipais pontuais, como, por exemplo, o caso de Florianópolis nos próximos 14 dias”, exalta o comandante-geral do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira.

Procedimentos

A corporação adotou normativas internas, alinhadas com o Centro de Operações de Emergências em Saúde (COES) e Secretaria de Estado da Saúde (SES), atualizadas frequentemente, que regem os procedimentos adotados, a última versão é do dia 25 de junho. Neste documento são apontadas todas as medidas para mitigação dos riscos decorrentes da doença.


Foram estipuladas regras de assepsia na entrada e permanência nos serviços presenciais nos quartéis, bem como está vedada a estadia de profissionais que não estejam em serviço.

Em todos os quartéis foram providenciados álcool em gel; controle de limpeza e higienização constantes de dependências e superfícies tocados com frequência; ventilação das unidades; medidas de conscientização e fiscalização. Nos locais em que há o retorno de atendimentos presenciais, estes são realizados apenas com hora marcada.

A equipe de Comunicação Social da corporação também criou uma série de vídeos e materiais de conscientização para os públicos interno e externo, para difundir as formas de prevenção.


Testes


Entre as determinações constam as questões dos testes e dos suspeitos de infecção, que seguem como parâmetro os protocolos das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e Administração (SEA).

As pessoas com suspeitas da doença devem comunicar aos gestores diretos, procurar uma unidade de saúde e caso haja a indicação realizar o teste. Imediatamente será comunicada a situação à Divisão de Saúde e Promoção Social (DiSPS) do CBMSC. O militar será colocado em isolamento social.

No CBMSC foi realizado um treinamento com a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SES) para a aplicação de testes com a coordenação do Major Henrique Piovezan, médico de formação. Os testes são coletados apenas por bombeiros militares devidamente treinados, instrutores de Atendimento Pré-Hospitalar ou das áreas de formação de enfermagem, bioquímica, biomedicina, biologia ou medicina.

Podem ser coletados dois tipos de testes: Biologia Molecular pela metodologia RT-PCR, entre o 1º e 7º dia de sintomas e que é enviado para análise específica em laboratório. Ou ainda os testes rápidos para SARS-CoV-2 (TR-SARS-CoV-2), que indicam a presença de anticorpos produzidos em resposta à infecção viral, que devem ser aplicados a partir do 8º dia depois do início dos sintomas e que é realizado após o afastamento do profissional por 7 dias.

A triagem inicial para a realização dos testes engloba os bombeiros militares e colaboradores sintomáticos, ou seja, que apresentam dois ou mais sintomas clínicos. Os assintomáticos – sem apresentação de sintomas clínicos, porém caso tenham tido contato direto com um caso de COVID-19 positivo, por meio de contato físico sem os devidos cuidados de distanciamento e proteção individual.

Os testes rápidos também podem ser aplicados em bombeiros das equipes de serviço que não estejam envolvidos em atendimento direto a paciente de COVID-19, mas que apresentem os sintomas; equipes da reserva operacional – presencial ou em home office, que apresentarem os sintomas e estejam afastados das atividades ou ainda quando for estratégico, por questão de suspeita de contágio.

Resultados


Em caso positivo para o novo coronavírus os bombeiros continuam afastados da função até a resolução completa dos sintomas e retornarão após avaliação do quadro clínico, por um médico. Para a segurança de todos, os documentos comprobatórios são encaminhados por meio digital.
Já nos casos negativos, os profissionais retornam ao trabalho apenas se estiverem assintomáticos após mais de 48h e avaliação médica.


Atendimentos aos cidadãos


Além de todos os cuidados apontados, outra medida está relacionada aos procedimentos de atendimento às vítimas com suspeitas de Covid-19, que englobam a paramentação padrão com equipamentos de proteção individual (EPI), e, antes de qualquer procedimento, a concessão de máscara e álcool em gel aos pacientes, evitando qualquer tipo de contato.


Ao retornarem aos quartéis além do descarte correto de todo o EPI, é realizada uma rigorosa higienização nos equipamentos e viaturas utilizados.
“Nós contamos também com o bom senso da população, que ao ligar para o telefone 193 nos informe se a vítima possui algum sintoma que possa ser de coronavírus, para que as equipes saiam preparadas, garantindo a segurança e um atendimento rápido”, reforça o comandante.

Créditos:
Texto: Melina Cauduro - Jornalista
Foto: Divulgação/CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

O cabo bombeiro militar da reserva remunerada de Rio do Sul, Edir Cruz, salvou a vida de um bebê de três meses por telefone. Ele estava de plantão no Centro de Operações, o Cobom, quando chegou uma chamada informando que um bebê estava engasgado. O cabo imediatamente iniciou as orientações sobre os procedimentos a serem feitos até a chegada das ambulâncias dos bombeiros e do Samu.

O senhor que realizou a chamada fez os procedimentos sob a orientação do bombeiro e o bebê voltou a respirar. Assim que as equipes socorristas chegaram, assumiram a ocorrência e a criança foi atendida. O salvamento por telefone aconteceu na semana passada.

Em caso de engasgamento de bebês, ligue urgente para o 193 para receber as orientações de como proceder até a chegada do atendimento.

Confira o áudio do atendimento aqui.

Créditos: 
Texto: Fabiana de Liz - SECom
Foto: Divulgação/CBMSC Rio do Sul
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Mais um momento escrito na história do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), desta vez a major Priscila Casagrande deixa a sua marca, como a primeira mulher subcomandante de um batalhão.

Nesta semana a major assumiu o subcomando do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) com sede na cidade de Itajaí, local em que atuou como aspirante logo após o período de academia.
“Este convite foi aceito de uma forma muito positiva da minha parte, foi uma surpresa também e eu fiquei bem feliz de retornar para a região de Itajaí, onde eu comecei a minha carreira”, afirma Priscila.

O subcomando de um batalhão é uma função de assessoria, pois atua na área operacional estratégica, é um apoio ao comando regional e ao Comando-Geral do CBMSC também. “É um reconhecimento. Todos os oficiais que chegam a função de subcomandante sabem que é um desafio muito grande e que exige muita responsabilidade e eu fico grata pela confiança depositada pelo comando da corporação”, ressalta.

A major também destaca a surpresa de saber que é a primeira mulher da corporação a chegar ao cargo: “essa notícia me deixou bem contente, fico feliz em saber que o desafio tem que ser muito bem cumprido e a dedicação deve ser maior ainda, até porque esse processo todo envolve uma carreira de muito esforço. Isso envolve outras pessoas que acabam se espelhando nessa oportunidade de fazer um bom trabalho e demonstra que a carreira do CBMSC está aberta para todos e que é possível, com muita dedicação, conseguir atingir todos os objetivos e sonhos também”, diz.


Sobre a carreira da Major Priscila

A assunção do subcomando do 7º BBM aconteceu após 14 anos de serviços prestados ao CBMSC. A major ingressou no CBMSC em 01 de junho de 2006, passou pelo período de academia, no Curso de Formação de Oficiais e após a conclusão atuou como aspirante na área do 7º BBM. Trabalhou ainda na Capital, na Diretoria de Pessoal do CBMSC; no comando do corpo de alunos do Colégio Feliciano Nunes Pires (CFNP); na Gerência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), junto a Secretaria de Estado da Saúde, além do Estado Maior-Geral, último local em que esteve. Também foi comandante, da 3º Companhia, em Rio do Sul, que na época pertencia ao 5º Batalhão de Bombeiros Militar.

Durante o período em que esteve no Estado Maior-Geral, a major Priscila também acumulou as atribuições da presidência da Coordenadoria de Atendimento Pré-Hospitalar e contribuiu para a melhoria da gestão do conhecimento da corporação, principalmente na revisão, construção e análise das Diretrizes de Procedimentos Administrativos Permanentes (DtzPAP) que possibilitará melhores condições de trabalho.

 


Créditos:
Texto: Melina Cauduro - Jornalista
Foto: Divulgação/CBMSC
Vídeo: CCS/CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

No estado as ações de combate ao novo coronavírus completam 100 dias e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) trouxe a inovação e a tecnologia como ferramentas essenciais para auxiliar os cidadãos.


Neste período foram desenvolvidos sistemas para auxílio do Governo do Estado: a triagem online, idealizada pelo Comando-Geral da corporação e desenvolvida pelo escritório de inovação do CBMSC. Esta ferramenta auxilia as pessoas sobre como proceder quando apresentarem um dos sintomas compatíveis com o novo coronavírus, além de tirar dúvidas, esta ferramenta ajudará o governo a fazer um mapeamento do comportamento do vírus em Santa Catarina. O sistema organiza as triagens realizadas e, de forma anônima, usa a localização dos registros para identificar as regiões que possuem uma concentração maior de casos suspeitos. Relatórios são gerados a partir destes dados e servem como ferramenta estratégica.

Além disso, a Divisão de Tecnologia da Informação (DITi) criou um software para assegurar um melhor atendimento para a população catarinense, que faz a gestão dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Este software permite um mapeamento, que indica quais unidades estão ocupadas com pacientes positivados para a Covid-19 e quais são outras enfermidades, fazendo com que a distribuição dos pacientes pelas unidades hospitalares ocorra de forma segura.


Facilidades para o cidadão com foco na economia


Outra implementação neste período foram os atendimentos online da Diretoria de Segurança Contra Incêndio (DSCI) e o sistema e-SCI, em fase de testes, para facilitar a vida do cidadão, simplificando e desburocratizando, evitando que as pessoas saiam para solicitar os serviços de regularização das edificações e eventos. Para adiantar a adaptação ao sistema, foi lançada uma série de vídeos explicativos e também um “quiz” para fixar os conhecimentos.

A DSCI também criou alternativas para as empresas e locais que necessitam do serviço durante esta pandemia. O serviço sempre prezará pela segurança de todos e, assim, por meio de portarias, flexibilizou a regularização das edificações de algumas atividades econômicas, além de suspender e prorrogar prazos firmados para regularizações e multas.


Auxílio a outros órgãos


Nestes 100 dias o CBMSC atuou também em parceria com outras instituições, sempre buscando agilizar caminhos e processos. Com este propósito a parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e com a Defesa Civil de Santa Catarina foi fundamental na distribuição de equipamentos e donativos.


Por meio dos aviões Arcanjo 02 e 04, do Batalhão de Operações Aéreas, foram entregues materiais e equipamentos para o combate à Covid-19.

 

Já os alunos do Curso de Formação de Soldados e o Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) foram empregados para organização e distribuição dos donativos arrecadados para auxiliar famílias carentes.


Segurança dos cidadãos

Desde o dia 22 de abril militares do CBMSC passaram a atuar também como autoridades de saúde para fiscalizar as atividades econômicas liberadas em todo o estado, vistoriando o comércio liberado pelos decretos do governador. Até o momento mais de 12 mil vistorias foram realizadas.

Além disso, desde o dia 17 de março, data do primeiro decreto estadual, bombeiros militares e guarda-vidas civis fiscalizaram praias e cidades alertando e orientando a população para que não ficasse nas ruas, evitando a aglomeração. As mensagens foram gravadas em Inglês, Português e Espanhol.
Outra estratégia adotada foi o cancelamento dos cursos ofertados aos cidadãos, suspensos até o dia 31 de dezembro de 2020.


Segurança dos bombeiros


Para garantir a segurança e a saúde dos bombeiros e funcionários do CBMSC foi criada uma estratégia de serviço em home office. Além de ser uma forma de evitar as aglomerações nos quartéis, é também uma forma de proteção aos profissionais, criando uma reserva técnica, que pode ser acionada para caso alguém precise ser substituído, garantindo os atendimentos aos cidadãos.

Para que os bombeiros da linha de frente fiquem mais seguros, foram adquiridos mais equipamentos de proteção individual, além de adoção de cuidados extras, inseridos na rotina de cada quartel, para evitar a propagação do vírus.

 


Interatividade


Durante estes dias a instituição criou materiais para reforço na comunicação com a população, trazendo dicas, cuidados e também a prevenção. Além disso, a preocupação com a saúde mental foi um dos destaques, com dicas de atividades físicas e até uma reflexão sobre a pandemia, produzida por um bombeiro militar mestre em psicologia.

Confira os materiais no canal do CBMSC no Youtube!

Créditos:
Texto: Melina Cauduro - Jornalista
Fotos: Divulgação/CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

No fim da tarde de ontem, 22, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina inovou com o primeiro evento virtual de passagem de comando de batalhão.

O novo comandante, Tenente-Coronel Alcione Amilton de Fragas, assumiu o posto em São Miguel do Oeste, e o comandante substituído, Tenente Coronel Jorge Artur Cameu Júnior, estava em Florianópolis. Esta cerimônia foi diferente de outras transmissões, uma vez que os eventos aconteciam em uma única cidade e eram divulgados pela internet.


A decisão do CBMSC por este formato se deu por conta dos cuidados de prevenção contra o novo coronavírus.

Veja mais fotos aqui

A transmissão aconteceu no auditório do Centro de Ensino Bombeiro Militar, em Florianópolis – em que  todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades de saúde foram cumpridos.

 

Créditos:
Texto: Melina Cauduro - Jornalista
Fotos: Soldado Jackson Jacques
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Em outubro de 2019, através de processo licitatório a cargo da Prefeitura Municipal de Guabiruba, foi adquirido o furgão MB Sprinter, Mod 415, ano 2019, que viria a ser a nova viatura de Auto Socorro de Urgência (ASU) do Corpo de Bombeiro Militar de Santa Cataria (CBMSC) de Guabiruba.

Dando seguimento no processo, em fevereiro de 2020 foi aberto o processo licitatório para montagem e transformação do furgão em ASU, que foi entregue pela empresa TCA de Erechim meados de abril de 2020.

O valor pago pelo furgão e pela transformação somaram R$ 235.000,00 (duzentos e trinta e cinco mil reais) e são provenientes da arrecadação decorrente do serviço de segurança contra incêndio, cujo convênio existente entre o Município e Estado, permite que todo o valor arrecadado pelo CBMSC local permaneça no Município para investimento e custeio da atividade de bombeiro.

O CBMSC em Guabiruba atendeu em média, nos últimos 5 anos, 1.200 ocorrências/ano no município, além do apoio às Guarnições do CBMSC de Brusque. Esse investimento em um novo veículo para atendimento a emergências traz mais segurança às Guarnições, diminui os custos de manutenção e permite substituir o ASU mais antigo, que já tem 10 anos de uso.

Créditos:
Texto: Grupo de Bombeiro Militar de Guabiruba
Fotos: Grupo de Bombeiro Militar de Guabiruba
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Ser Bombeiro Militar é um sonho que diversas pessoas carregam desde criança. O soldado Victor Cândido é uma delas. Com seu nome de guerra Sd BM Cândido, ele atuava desde novembro de 2018 como bombeiro na cidade de São Domingos, no Oeste Catarinense. Um acidente, no dia 17 de janeiro de 2020, durante um deslocamento para uma ocorrência, fez com que esse sonho que ele vivia, fosse interrompido por um tempo.

O Auto Socorro de Urgência (ASU) que o Cândido dirigia foi atingido por caixas que se desprenderam de um caminhão ocasionando um acidente na rodovia SC-480, no município de São Domingos. O militar foi socorrido em estado grave e encaminhado para o hospital em Chapecó, com traumatismo crânio encefálico grave. Victor ficou internado até o dia 02 de abril, quando foi transferido para o Hospital São João Batista, em Criciúma, onde permaneceu até o dia 17 de abril.

Em casa com a família e acompanhado por uma equipe médica, o soldado recebeu a visita 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), com militares de Criciúma, Forquilhinha e Içara. A visita se deu na tarde de domingo, 7, quanto foi prestado a continência com o objetivo de agradecê-lo por todo serviço prestado à corporação.

“Para nós foi uma emoção muito grande, uma forma de agradecimento a tudo que ele passou e vem enfrentando”, ressalta a mãe, Reijanes Pedro. “Isso com certeza marcou tanto as nossas vidas quanto a dele e vai servir como um estímulo para ele”, destaca.

Para o comandante do 4º BBM, tenente-coronel Gustavo Eustáquio, gratidão define o momento da homenagem. “Nosso único sentimento é de orgulho a nosso herói ferido em serviço”, enfatiza. “Prestamos continência simbolizando respeito, camaradagem e cuidado ao nosso colega de farda”, finaliza.

Créditos:
Texto: Manuela Silva
Fotos: Manuela Silva
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193